No momento de agradecer o galardão de Melhor Estilista que lhe foi entregue durante a XVII Gala dos Globos de Ouro, Miguel Vieira não se esqueceu da sua equipa, da irmã, Susana, que o acompanha sempre, e ainda aos colaboradores que fazem com que os seus projetos se transformem em sucesso. O prémio foi entregue Sofia Carvalho e Bento Rodrigues.
Miguel Vieira, natural de São da Madeira, é um dos mais conceituados e reconhecidos estilistas portugueses, tanto a nível nacional como internacional.
Começou a trabalhar como designer de moda em 1986. Dois anos depois criou a sua própria marca, inicialmente associada ao vestuário feminino, e a primeira coleção Miguel Vieira.
Em 1991 expôs pela primeira vez as suas criações em todos os salões da Expofashion da Filmoda, onde passou a ser presença habitual. A sua primeira coleção Miguel Vieira Sapatos Homem surgiu em 1994 e no ano seguinte apresentou propostas idênticas direcionadas para o público feminino.
O nome de Miguel Vieira começou a ser cada vez mais sonante e, em 1996, marcou presença em muitos eventos de moda: ModaLisboa, Porto Moda e o salão Modacalzado, em Madrid. Foi também neste ano que lançou a coleção Miguel Vieira Marroquinaria e Malas – Homem e Senhora.
O ano seguinte foi de expansão internacional, tendo levado as suas propostas às principais capitais, como Paris, Londres, Milão, Madrid, Atenas, Istambul, Nova Iorque e Tóquio. Participou também no Portugal Fashion e voltou a pisar a passarela de eventos em que já era presença assídua: ModaLisboa, Filmoda e Porto Moda, entre outros.
Em 1998 lançou a coleção Miguel Vieira Jeans, a par dos desfiles que já se tinham tornado habituais e esteve presente em diversas feiras de calçado. Nesse ano foi também escolhido com o responsável internacional pela elaboração da coleção de sapatos da GUESS e nomeado para o Globo de Ouro de Personalidade do Ano na categoria de Moda.
1999 ficou marcado pelo lançamento da coleção Miguel Vieira Óculos. Em 2000 levou as suas criações para o outono/inverno 00/01 ao Portugal Fashion Internacional, no Brasil e em Paris. Na estação seguinte voltou a pisar a passarela desses grandes eventos de moda, bem com a da Barcelona Fashion Week.
As participações na Moda Gexto Bilbao e na Modacalzado Madrid, bem como a coleção expressamente desenhada para um desfile internacional da Swarovski, marcaram o ano de 2003.
No ano seguinte, baseando-se no seu percurso de sucesso no mundo a moda, o Biography Channel quis contar a sua história.
Depois de várias nomeações, em 2007 venceu o Globo de Ouro de Personalidade do Ano na categoria de Moda. Foi também condecorado com a medalha de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio.
2011 voltou a ser um ano de sucesso para Miguel Vieira, que surpreendeu ao apresentar, no Portugal Fashion, a coleção MV Júnior, especialmente dedicada aos mais pequenos. Mais irreverente, mas sempre à imagem das suas criações elegantes e sofisticadas, onde predominam o preto e o branco.
Para além do vestuário e calçado, Miguel Vieira é também uma referência na área do mobiliário e decoração, bem como da joalharia e dos acessórios.
Felipe Oliveira Baptista, Luís Buchinho (o vencedor de 2011) e a dupla Os Burgueses eram os outros nomeados.
Miguel Vieira sobe ao palco do Coliseu dos Recreios para receber Globo de Ouro
Foi eleito Melhor Estilista do ano passado.