Nuno Melo subiu ao palco do Coliseu dos Recreios para receber o prémio de Melhor Ator de Cinema, que lhe foi entregue por Custódia Gallego e João Ricardo. “Sinto-me muito orgulhoso por receber este prémio”, disse o ator antes afirmar que fazia questão de partilhar o prémio com os colegas nomeados, Fernando Luís, Nuno Lopes e Rafael Morais. Agradeceu ainda aos colegas no filme, à equipa de produção e “acima de tudo ao mestre, ao génio Edgar Pêra“.
Nuno Melo nasceu em Castelo Branco, a 8 de fevereiro de 1960. A sua carreira começou em 1981, no Teatro de Animação de Setúbal, mas tem tido maior destaque junto do grande público pelo seu desempenho em televisão.
Estreou-se com um pequeno papel na telenovela Vila Faia, em 1982 e participou em Chuva na Areia, em 1984. Três anos depois trabalhou com Herman José no programa Casino Royal e mais tarde entrou na série Alentejo Sem Lei e no programa Crime da Pensão Estrelinha.
Destacam-se ainda as séries de humor Camilo e Filho, os Malucos do Riso, e o Clube dos Campeões.
Em 2004 e 2005 trabalhou na telenovela brasileira Senhora do Destino e depois na telenovela da SIC Vingança. Seguiram-se Resistirei, Equador, Flor do Mar e a participação numa das séries de Morangos com Açúcar.
Em teatro fez O Beijo da Mulher Aranha e Sonho de Uma Noite de Verão, ambos no Teatro Nacional D. Maria II, A Hora em que Não Sabíamos Nada Uns dos Outros, Frei Luís de Sousa, A Colecção, Há Tanto Tempo, entre outras peças.
No cinema participou em A Divina Comédia, de João César Monteiro, Dia do Desespero, de Manoel de Oliveira, O Crime do Padre Amaro, de Carlos Coelho da Silva, entre outros.
Nuno Melo eleito Melhor Ator de Cinema
O ator estava nomeado pelo seu papel em 'O Barão', de Edgar Pêra.