Habituadas a conciliar as suas carreiras com a maternidade, Sofia Carvalho, Dalila Martins, Ana Borges e Gabriela Leon têm ainda em comum a relação cúmplice e próxima que mantêm com as filhas, o que se tornou evidente durante a sessão fotográfica que fizeram para a revista Activa e que a CARAS acompanhou.
Diretora da SIC Mulher e muito ciosa da sua vida privada, esta foi a primeira vez que Sofia Carvalho fez um trabalho deste género na companhia da filha mais velha, Constança, de 14 anos. A ocasião proporcionou uma conversa sobre a relação das duas que, apesar de baseada na amizade, não deixa de ser sobretudo maternal: “Dependendo da situação, posso ser uma mãe mais autoritária ou mais permissiva. Temos muita cumplicidade, mas entre nós há uma região bem demarcada: sou a mãe e ela é a filha.” Quase a entrar na fase da adolescência, Constança já começa a querer vestir algumas peças da mãe, mas sempre com muito cuidado, como explicou a apresentadora: “Dentro da razoabilidade, ela já tem esse direito.”
Ana Borges e a filha Joana, de 20 anos, têm somente 25 anos de diferença e uma relação profunda. “Somos muito diferentes, mas divertimo-nos imenso juntas. Temos uma relação muito cúmplice e verdadeira, o que nem sempre é fácil, pois nunca lhe pintei o mundo de cor de rosa. Entre nós só existe verdade. Tenho muito orgulho nela e na maneira como a vejo agir socialmente e com os amigos”, explicou a ex-manequim, acrescentado que, apesar desta proximidade, também passam por dificuldades: “Faz parte do papel da filha contestar a mãe e nós temos dinâmicas diferentes, eu sou mais decidida e ativa e a Joana tem outra velocidade, o que por vezes não é fácil para vivermos juntas.”
Com 42 anos de diferença da filha, Dalila Martins, de 61, e Inês, de 19, vivem agora uma fase mais serena e harmoniosa da sua relação: “A Inês está a sair daquela fase em que as mães não se dão muito bem com as filhas e vice-versa [risos], por isso a relação começa a ser mais íntima e de maior partilha. Apesar de ter sido contestatária, nunca foi mal educada e isso foi uma mais-valia. Agora, e apesar de gostar de estar com os amigos, já não dispensa os programas em família.”
Gabriela Leon e a filha, Rebecca, são ambas decoradoras e trabalham juntas, pelo que, além da proximidade pessoal, têm grande confiança profissional. “Sempre fomos muito próximas e o trabalho faz-nos passar ainda mais tempo juntas. Somos muito cúmplices, companheiras e amigas inseparáveis. Fazemos tudo juntas e contamos uma com a outra para tudo”, explicou Gabriela.
Quatro mães famosas falam da relação que têm com as filhas
Sofia Carvalho, Dalila Martins, Ana Borges e Gabriela Leon fizeram uma sessão fotográfica com as filhas para a revista 'Activa', que nós acompanhámos.