Luís e Joana Norton de Matos estão de regresso a Portugal depois de quatro anos a viver no Senegal, onde o treinador de futebol orientava a equipa do Étoile Lusitana. “Fui convidado para treinar a equipa B do Benfica e é muito bom estar de regresso ao meu país. Quando passamos algum tempo fora, damos mais valor ao que é nosso”, afirmou o antigo jogador de futebol e sobrinho-bisneto do general Norton de Matos.
Do Senegal, Luís, de 58 anos, traz boas recordações e uma nova filosofia de vida. “Vivemos de forma completamente diferente, aprendemos a dar valor ao tempo e a ocupá-lo de outra maneira. Convivemos com pessoas que nos deram lições de vida quase todos os dias. Vimos pessoas felizes mesmo sem terem nada e aprendemos a distinguir o inútil do que é realmente importante. A vida é feita de experiências e esta foi mais uma. Venho mais forte de África em termos de filosofia de vida”, partilhou com a CARAS.
Feliz com o regresso a Portugal está também a filha do casal, Maria, de 14 anos, que apesar da difícil adaptação, aprendeu muito em Dakar. “Para a nossa filha foi fantástico poder conviver e contactar com outras culturas e povos, para perceber que a vida não é só facilidades. Aprendemos o que é essencial nesta vida. E depois de conviver com aquela realidade as pessoas humanizam-se”, disse ainda o treinador, feliz por estar de novo perto dos filhos mais velhos, Luís, de 35 anos, Bárbara, de 31, e Carolina, de 21, nascidos de anteriores casamentos.
Luís e Joana Norton de Matos regressam a Lisboa depois de quatro anos em Dakar
A CARAS conversou com o casal na Quinta das Lágrimas, durante um ‘cocktail’ que antecedeu o concerto de Madonna no Estádio Cidade de Coimbra.