Na semana passada, Sónia Brazão foi confrontada com notícias que afirmavam que teria tentado matar-se outra vez (tendo sido a anterior a explosão de gás que aconteceu em sua casa em junho de 2011), agora através da ingestão de medicamentos. Na revista Nova Gente, fonte anónima avançou ainda que depois deste episódio a atriz chegou a ser assistida no Hospital de São Francisco Xavier, onde lhe fizeram “uma lavagem ao estômago com carvão ativo e também foi assistida na psiquiatria.”
Confrontada com esta informação, Sónia Brazão nega qualquer tentativa de suicídio e garante que está psicológica e emocionalmente estável.
Durante o casamento da amiga Maria João Abreu, que decorreu no passado dia 1 de setembro, a atriz deu uma entrevista à CARAS em que esclarece estas notícias.
– Sónia, é verdade que tentou matar-se recentemente?
Sónia Brazão – Tenho provas em como não tentei matar-me, até porque não posso fazer várias coisas ao mesmo tempo num só dia! Nego com todas as palavras que tenha tentado matar-me. Desafio o senhor anónimo que dá as declarações a vir falar de cara aberta. O meu advogado já tomou as providências necessárias para tratar de tudo.
– Mas como se sente emocionalmente?
– O que me fizeram foi uma maldade sem tamanho, de um mau gosto incrível. Estou bem e não ambiciono muito mais. O importante para mim é o que vou aprendendo. Não precisamos de muito para estarmos bem. Só não posso estar feliz com tudo o que se tem escrito na imprensa. Sou uma pessoa com sentimentos. Dói. Eu vergo, mas não parto e não me vão deitar abaixo, nem que seja por teimosia.
– As publicações que abordam a sua alegada tentativa de suicídio dizem ainda que a Sónia atravessa uma fase depressiva e que só se quer isolar. É verdade?
– Vivo para mim e não para os outros, mas até me tenho divertido! Fui à Feira Medieval de Santa Maria da Feira, reencontrei amigos, estive com a Rosa Maria [mulher de Eugénio Campos] no Porto, também estive na casa deles no Algarve, onde me encontrei com a Mituxa Jardim e com a Alexandra Fernandes, tenho ido patinar, coisa que gosto de fazer e posso: não é caro, o paredão está lá e é para todos. Sempre que há espetáculos tenho ido ensaiar, não tenho razão de queixa.
– Está bastante magra…
– Estou magra como sempre fui, nunca fui gorda. Em determinada altura engordei porque tomei corticoides. Não tenho de estar a explicar constantemente a minha vida íntima.
– Neste momento, a Sónia está em digressão com o espetáculo Eu Conheço-te, mas não tem outro projeto entre mãos. Tem sido complicado manter-se financeiramente independente?
– Fome não passo, porque tenho um irmão e uma mãe que me ajudam. Claro que com tudo aquilo que aconteceu [a explosão que lhe destruiu a casa e que lhe deixou queimaduras em todo o corpo] não estou a esbanjar dinheiro e não posso fazer muitas das coisas que fazia antes. Eu venho de uma família muito humilde, sei que é preciso trabalhar. Enquanto a minha mãe puder, não me vai deixar faltar nada. Tenho sempre a minha família e aqueles que me querem bem.
– É verdade que tem feito hipnose e terapias de regressão?
– Não. O que tenho feito é uma terapia curativa na clínica do Dr. Póvoas. Eu e a Dr.ª Susana começamos por conversar sobre coisas triviais, depois, deito-me e oiço um daqueles CD que me transmitem mensagens positivas, de confiança. Quando lá estou penso em pessoas confiantes. Faço esta terapia todas as semanas e tem sido muito bom.
– Neste momento há alguém especial na sua vida?
– Já dizem que invento namorados! Não preciso de o fazer. Nunca me casei porque não quis, foi por opção. Não tenho namorado. O Vasco [Oliveira] é um amigo da Mituxa Jardim que teve a gentileza de me levar até ao Algarve, porque não gosto de conduzir. Não tenham pena de mim. Não tenho namorado, estou solteira e assim vou ficar.
Sónia Brazão nega tentativa de suicídio
A atriz garante que não se tentou matar e que está emocionalmente estável. Solteira, Sónia assegura ainda que não tem namorado nem sequer está apaixonada.