Aos cinco anos a atriz brasileira Fernanda Souza já representava e aos 28 pode orgulhar-se de ter um percurso sólido e recheado de experiências. Mas faltava-lhe uma: pisar os palcos portugueses. Conseguiu-o agora que está em cena no Teatro Villaret, em Lisboa, com a peça Um Sonho Para Dois, ao lado do português Ricardo Pereira.
Foi sobre o seu percurso profissional, a sua estada no nosso país e os projetos pessoais junto do namorado, o vocalista da banda Exaltasamba, Thiaguinho, que conversou com a CARAS.
– Sempre quis ser atriz?
Fernanda Souza – Comecei a trabalhar tão cedo que quando dei por mim já era atriz. Sempre gostei de representar, mas nunca imaginei que seria o meu trabalho. Quando me apercebi já não havia volta a dar [risos]. Fui eu que pedi aos meus pais para me iniciarem nos anúncios.
– Como têm sido estes 23 anos de carreira?
– Deliciosos, nem dei pelo tempo passar. Só depois de ter protagonizado as Chiquititas, aos 13 anos, é que comecei a sentir-me atriz. Depois fui para a Globo, que sempre foi o sonho da minha vida e tudo passou a fazer mais sentido. A responsabilidade aumentou muito cedo e tive de amadurecer mais depressa. Hoje em dia é algo muito sério para mim e o que mais gosto de fazer. Adoro representar.
– Perdeu algo na sua infância e adolescência por causa disso?
– Acho que ganhei. Ganhei uma experiência muito grande que hoje me traz vantagens. Quando entro num set de televisão ou piso um palco sinto-me à vontade, é algo que faz parte de mim.
– Como está a correr esta estada em Portugal?
– Maravilhosa, estou apaixonada por Lisboa. A cidade é linda. Estou muito feliz por estar aqui, acho que todos os atores brasileiros têm o sonho de atuar em Portugal e eu não sou exceção. Estou a adorar a experiência.
– É reconhecida na rua?
– Sou, que loucura! [risos] Sinto-me muito bem, fico muito feliz.
– O seu namorado também tem uma profissão que exige viajar. Conseguem estar juntos?
– Habitualmente ele trabalha na mesma altura que eu estou com a peça e fora isso aproveitamos para estar juntos em São Paulo.
– Já há planos a dois?
– Todas as pessoas que namoram querem casar-se e ter filhos e nós não somos exceção, mas não é para já. Só temos um ano e sete meses de namoro, temos muito tempo pela frente…
– É fundamental ter alguém a seu lado que entenda o seu trabalho?
– Facilita muito, até porque temos muitos amigos em comum. A nossa rotina é muito parecida e é muito tranquilo, entendemos muito bem a vida um do outro.
Fernanda Souza: “Tive de amadurecer muito depressa”
A atriz brasileira, de 28 anos, tem 23 de carreira mas só agora concretizou o desejo de pisar um palco português, com a peça ‘Um Sonho Para Dois'. No Brasil ficou o namorado, Thiaguinho, vocalista da banda Exaltasamba. A atriz assume que gostaria de se casar, mas não tem planos concretos a curto prazo.