Hugo Chávez realizou quatro visitas oficiais a Portugal nos últimos 12 anos, sempre com uma forte componente empresarial. A primeira visita do presidente venezuelano, que morreu ontem aos 58 anos, na sequência de complicações após a quarta operação ao cancro na região pélvica, decorreu em outubro de 2001, um ano depois de ter sido eleito. Chávez foi recebido pelo então primeiro-ministro, António Guterres, e esteve um dia na Região Autónoma da Madeira.
Em 2007, Hugo Chávez esteve novamente no nosso país, quando José Sócrates já era chefe de Governo.
Em 2008, o presidente venezuelano voltou a Portugal para assinar cinco acordos bilaterais entre os dois países. Além dos negócios, Hugo Chávez depositou uma coroa de flores junto à estátua de Simon Bolívar, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, perante uma multidão de pessoas que quiseram saudá-lo.
Dois anos depois, em 2010, o antigo militar esteve pela última vez em Lisboa para apoiar José Sócrates no “momento difícil” que o país atravessava devido aos primeiros sinais de crise. O presidente venezuelano assinou um contrato para a compra de 1,5 milhões de computadores portugueses Magalhães – que na Venezuela se chamam Canaima – e, em Viana do Castelo, encomendou dois navios de transporte de asfalto.
Além das visitas oficiais, Chávez fez várias escalas em Lisboa. Em julho de 2006, parou no aeroporto da Portela e foi recebido informalmente por José Sócrates.
Em junho de 2007, fez uma nova escala em Lisboa e foi recebido pelo ex-Presidente da República Mário Soares. Ainda nesse ano, Hugo Chávez aterrou no aeroporto de Figo Maduro, onde se reuniu com os embaixadores da Venezuela e de Cuba.
As visitas de Hugo Chávez a Portugal
O presidente da Venezuela, que morreu ontem aos 58 anos, fez quatro visitas oficiais a Portugal nos últimos 12 anos.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites