Encenada por Tiago Rodrigues e protagonizada por Isabel Abreu e Gonçalo Waddington, a peça Três Dedos Abaixo do Joelho foi esta noite a vencedora na categoria de Melhor Peça/Espetáculo. O Globo de Ouro foi entregue por Inês Castel-Branco e Ricardo Carriço.
“No arquivo da Torre do Tombo, Tiago Rodrigues encontrou um arquivo enorme da censura exercida sobre o teatro durante o regime fascista. Entre milhares de textos de teatro submetidos ao exame dos censores do Secretariado Nacional de Informação, Tiago Rodrigues ficou particularmente interessado nos relatórios escritos pelos próprios censores onde explicam os cortes ou proibições de textos e encenações.
A ironia por trás de Três Dedos Abaixo do Joelho é que transforma os censores em dramaturgos, usando os seus relatórios como o texto de um espetáculo onde os atores formam uma máquina de censurar poética e absurda. De alguma forma, aqueles que oprimiram a liberdade artística e política do teatro deixaram-nos uma herança que nos pode ajudar a redescobrir o perigo e a importância do teatro na sociedade”, pode ler-se na sinopse da peça.
Para a XVIII Gala dos Globos de Ouro estavam ainda nomeados mais três espetáculos: Alma (encenação de Nuno Carinhas), Herodíades (encenação de Jorge Silva Melo), e Lar Doce Lar (encenação de António Pires).