Barack Obama terminou hoje uma visita à África do Sul e pasosu pela Robben Island, onde Nelson Mandela passou 18 dos 27 anos que esteve preso.
Durante a passagem pelo país, Obama, que teve a companhia da mulher e das filhas, Michelle, Sasha e Malia, não conseguiu visitar Mandela no hospital, mas expressou o seu apoio à família do ex-presidente sul africano, que considera “uma inspiração”. Recorde-se que Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, tal como Obama é o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América.
Obama encontrou-se com duas das filhas de Madiba – que se econtra internado em estado crítico – e falou com a sua mulher, Graça Machel, pelo telefone.
“Ganhei mais força com o apoio do Presidente Barack Obama, Michelle, Malia e Sasha”, disse Graça Machel após a conversa. “Ter tirado tempo para me telefonar e expressar a sua solidariedade e conhecer as nossas crianças adicionou um toque pessoal a esta vista, algo que é carcaterístico da família Obama”, acrescentou.
“Sinto-me humilde perante a sua mensagem de força e inspiração e já passei essa mensagem a Madiba.”
Obama está numa visita ao continente africano que passou pleo Senegal e África d SUl irá terminar na Tanzânia.
Barack Obama visita África do Sul e fala com família de Nelson Mandela
O presidente americano não conseguiu visitar Madiba no hospital.