Com 30 anos de carreira, Rita Blanco é uma das mais respeitadas e conceituadas atrizes portuguesas e em cada personagem consegue surpreender revelando que ainda há muito para ver. Enquanto se aguarda o regresso da atriz à ficção nacional, em Ambição – que estreia na SIC em setembro – podemos ver Rita no cinema, no A Gaiola Dourada, de Ruben Alves. No papel de Maria, a atriz contracena pela primeira vez com Joaquim de Almeida, com quem é casada na história. “Ele tem uma carreira longuíssima e está muito habituado a trabalhar, como tal, tudo flui naturalmente. Além disso, foi uma boa surpresa até como companheiro de trabalho, é tudo fácil e como faço par com ele, é muito importante”, conta Rita.
Esta não é a primeira nem a segunda vez que a atriz é chamada a filmar no estrangeiro, mas apesar de já ter tido a oportunidade para emigrar, Rita regressou sempre. “Sou uma atriz portuguesa. A nossa língua é inacreditável e só em português se consegue transmitir a subtileza da alma de um português”, afirma.
Ao lado da filha, Alice, de 14 anos, – fruto do seu casamento com o cineasta José Nascimento – de quem a atriz diz ainda ser “muito dependente”, Rita subiu o Douro com os companheiros de A Gaiola Dourada para estar presente na anteestreia do filme. Afinal, é no Douro que termina a primeira longa-metragem de Ruben Alves.
Apesar dos convites para deixar Portugal, Rita Blanco regressa sempre ao seu país
A atriz é a protagonista de ‘A Gaiola Dourada’, onde contracena, pela primeira vez, com Joaquim de Almeida. Paralelamente, Rita está a gravar a nova novela da SIC, ‘Ambição’, com estreia marcada para setembro.