Dez anos depois de ter sido mãe pela primeira vez, de Mateus – fruto do seu casamento com Migui Pessanha – Carlota Salvação Barreto, de 33 anos, está grávida de uma menina, que deverá chamar-se Clara e cujo nascimento está previsto para janeiro. Casada desde maio com Pedro Ribeiro dos Santos, com quem já vivia há dois anos, a gestora, ex-supervisora das delegações Norte e Ilhas do Automóvel Clube de Portugal, acredita que encontrou o companheiro para toda a vida. Porque têm uma bonita história de amor e existe harmonia entre os respetivos filhos, Mateus e Carolina, de 13 anos – nascida da relação de Pedro com Cláudia Jacques –, Carlota vê reunidas todas as condições para ser feliz, como disse à CARAS quando nos recebeu em sua casa, na Foz, de onde se usufrui de uma vista privilegiada para o Douro e o mar.
– Como está a correr esta segunda gravidez?
Carlota Salvação Barreto – Está a ser completamente diferente da primeira. Quando o Mateus nasceu eu tinha 23 anos, foi tudo muito descontraído. Hoje, com mais dez anos, estou mais consciente e tenho aproveitado cada momento mais intensamente. Tenho mais cuidados comigo e com a alimentação, porque tenho muita vontade de comer doces e sei que o meu corpo não vai recuperar como quando tinha 23 anos… De resto, está tudo a correr lindamente, faço a minha vida normalmente.
– Foi uma gravidez planeada?
– Eu e o Pedro queríamos ter um filho juntos e quando começámos a tentar engravidei logo. Foi uma surpresa, mas ficámos muito felizes. Ter um filho é uma bênção enorme, o maior amor das nossas vidas. E ainda por cima vem aí uma menina! Vou ficar com um casalinho e o Pedro vai ficar com mais uma mulher na vida dele. Ele está muito feliz, porque as meninas são mais chegadas aos pais. Na verdade, o sexo do bebé era indiferente, porque vivemos os quatro juntos – eu, o Pedro, a Carolina e o Mateus – portanto, a coisa já estava equilibrada. E estamos todos ansiosos por ter a Clarinha connosco.
– Como surgiu o nome Clara?
– Não me lembro bem quem lançou o nome para a conversa, mas estávamos a falar sobre os nomes possíveis e alguém disse Clara. A escolha foi unânime! É um nome curto e luminoso. Ela é um presente para os quatro, estamos muito envolvidos nesta gravidez. O Mateus e a Carolina estão ansiosos por ver a irmã.
– Tanto a Carlota como o Pedro já foram casados anteriormente. Por que é que sentiram necessidade de voltarem a casar-se, depois de já viverem juntos há dois anos?
– Casámo-nos porque não queríamos ser só namorados, queríamos acrescentar algo à nossa relação. Temos um amor muito grande um pelo outro! E é essa a base da nossa relação. Embora também sejamos muito amigos e cúmplices.
– E em que é esta relação diferente das outras?
– A maturidade traz muitas coisas boas. Começa-se a saber viver a relação com mais serenidade e tolerância. Eu e o Pedro valorizamos muito o tempo que passamos juntos. Isto porque, quando nos juntámos, em 2011, ele vivia com a Carolina e eu com o Mateus. Ou seja, não nos juntámos para construir uma família de base. Juntámos as nossas duas famílias e, felizmente, os miúdos deram-se lindamente. O Mateus e a Carlota adoram-se e entendem-se muito bem!
– Este é o seu terceiro casamento. Acha que encontrou o seu companheiro para a vida?
– Sem dúvida! Se não acreditasse nisso, não me tinha casado a terceira vez. Foi um passo bem pensado, mas a minha postura na vida é um bocadinho diferente do normal. Eu faço aquilo que me apetece e, desde que não magoe ninguém, luto pelo que quero.
– Como é a sua relação com o Mateus?
– Somos muito cúmplices, ele é o meu grande companheiro. Mas o Mateus também têm uma relação ótima com o pai, fazem imensas coisas juntos.
– E como é que a Carlota se dá com a filha do Pedro?
– Temos uma relação ótima! Sempre estive consciente de que fui eu que entrei no espaço dela e, como tal, sabia que era eu que tinha de a conquistar. Temos muita cumplicidade e acho que ela gosta de ter uma mulher em casa para poder partilhar as coisas dela. Fazemos muitos programas juntas. Ela é muito meiga e carinhosa. E dá-se lindamente com o Mateus. Eles tratam-se como irmãos, o que nos deixa muito felizes.
Carlota Salvação Barreto: “Estamos ansiosos por ter a Clarinha connosco”
Mãe de um rapaz de dez anos, Mateus (na foto), Carlota casou-se em maio com Pedro Ribeiro dos Santos, que tem uma filha de 13 anos, Carolina. A primeira filha do casal, cujo nome foi escolhido por unanimidade, nasce em dezembro.