O alegado romance entre François Hollande e Julie Gayet começou a levantar questões na sociedade francesa acerca do futuro e do papel de Valérie Trierweiler no Palácio do Eliseu.
A companheira oficial do presidente francês está internada desde a passada sexta-feira, dia 10, devido a um “profundo esgotamento” que terá sido causado pelo escândalo das revelações feitas pela revista Closer e que liga o chefe de Estado à atriz.
E Valérie Trierweiler parece estar consciente da necessidade de um esclarecimento da sua posição. A jornalista falou com o repórter do jornal Le Parisien Fréderic Gerschel que deu uma entrevista à RTL: “Ela tem noção que se trata de um problema político e que não pode continuar a ter um gabinete e utilizar fundos estatais”. O jornalista afirma ainda que Valérie quer que todo o processo seja transparente.
Apesar de a figura da primeira-dama de França não estar regulada por lei, esta goza de alguns privilégios, como um gabinete no Palácio do Eliseu, assistentes, viagens para o estrangeiro com o presidente e oportunidade de levar a cabo trabalhos de cariz humanitario.
“É normal que continue no Eliseu a cargo dos contribuintes enquanto o presidente mantém outras relações?”, perguntou o deputado Daniel Fasquelle, em declarações ao Le Monde.
Valérie Trierweiler “parece disposta a perdoar Hollande, mas quer saber rapidamente quais são as suas intenções”, disse uma fonte próxima da jornalista ao Le Parisien. De acordo com o jornal, Valérie sabia dos rumores, mas preferia acreditar que eram falsos.
O presidente francês deverá fazer hoje um “esclarecimento da situação” do casal durante uma conferência de imprensa com cerca de 600 jornalistas.
Franceses questionam-se sobre o futuro de Valérie Trierweiler, que continua internada
A primeira-dama francesa está hospitalizada com sintomas de um "profundo esgotamento" que terá surgido na sequência das notícias de alegada infidelidade de François Hollande.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites