“Só tenho amor, muito amor, e agora saudades, sempre. Obrigada a todos pelo carinho.” Foi com estas palavras que Isabel Wilker, uma das filhas do ator brasileiro José Wilker, reagiu à sua morte nas redes sociais. No Facebook, a jovem, que é fruto da relação do ator com Mônica Torres, partilhou também uma fotografia onde os dois aparecem os dois abraçados e a sorrir.
José Wilker morreu na manhã de sábado, 5 de abril, vítima de enfarte fulminante. No momento em que começou a sentir-se mal estava acompanhado pela atual mulher, a jornalista Claudia Montenegro, mãe da sua filha Madá.
Anteriormente, o ator, de 66 anos, já tinha sido casado com Renée de Vielmond, com quem teve outra filha, Mariana, Mônica Torres, mãe de Isabel, e com Guilhermina Guinle.
Filho de uma dona de casa e de um caixeiro-viajante, José Wilker de Almeida nasceu a 20 de agosto de 1946, em Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, Brasil. A família foi depois para Recife, onde passou a infância. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1967, com o intuito de estudar Sociologia, mas acabou por abandonar o curso e dedicar-se ao teatro a tempo inteiro.
Bandeira 2, que data de 1971, foi a sua primeira novela e quatro anos depois teve o seu primeiro papel de protagonista na televisão: deu vida a Mundinho Falcão em Gabriela, uma adaptação de Walter George Durst do romance de Jorge Amado Gabriela, Cravo e Canela.
Entre as telenovelas que marcaram a sua carreira estão também Roque Santeiro (1985) e Senhora do Destino (2004).
Ao longo da sua carreira participou ainda em 49 filmes, entre os quais Xica da Silva (1976), Bye Bye, Brasil (1979) e Guerra de Canudos.