É o primeiro passo visível para a concretização de mais uma edição dos Globos de Ouro: a reunião da Comissão de Notáveis, responsável pela sugestão dos nomeados de cada categoria. Como habitualmente, serão atribuídos prémios nas áreas de Cinema, Desporto, Moda, Música e Teatro. É precisamente destes campos profissionais que vêm os elementos que constituem a Comissão. Há atores, músicos, realizadores, críticos e comentadores, antigos manequins, responsáveis por agências de modelos ou por editoras de música, produtores de eventos e autores de áreas diversas. Um conjunto de especialistas que avaliam o trabalho dos seus pares, de modo a destacar os mais merecedores. Este ano, há algumas novidades nesta Comissão: Paulo Junqueiro, diretor geral da Sony Music Portugal e Paulo Ventura, diretor geral da Metrónomo, convidados para integrar o painel na área de Música; Alexandra Macedo, diretora da Best Models, que entrou para o júri da Moda; João Querido Manha, diretor do jornal Record, José Manuel Ribeiro, diretor do jornal O Jogo, e José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico, todos na categoria de Desporto; Cristina Margato e Gabriela Lourenço, jornalistas, respetivamente, do semanário Expresso e da revista Visão, para o grupo que avalia o Teatro. “Um prémio é sempre muito importante, porque é o culminar de um ano de trabalho. Ainda mais este prémio, que é conhecidíssimo. Acho que é uma recompensa”, avaliou Paulo Junqueiro. “2013 foi um bom ano para a moda”, sublinhou Alexandra Macedo, deixando perceber que considera que há muitas possibilidades por onde indicar os candidatos aos Globos deste ano. Opinião semelhante tem José Manuel Constantino: “O ano passado houve um conjunto de resultados significativos, designadamente no contexto internacional. Creio que a votação final vai registar essa qualidade.”
Está então dado o primeiro passo no processo de atribuição de prémios que culminará na grande gala do dia 18 de maio, novamente agendada para o Coliseu dos Recreios. “Um dos eventos nacionais mais importantes do ano, senão o mais importante”, como o descreveu, com entusiasmo, a diretora da CARAS, Fernanda Dias, na apresentação que fez para esta reunião, e na qual adiantou pormenores sobre a gala, nomeadamente o facto de Bárbara Guimarães voltar a ser a anfitriã da transmissão em direto.
Também Guilherme Simões, subdiretor de produção da SIC, participou nesta apresentação, na qual se mostrou satisfeito com o sucesso que os Globos têm tido, relembrando que a gala de 2013, que assinalou os 18 anos desta iniciativa conjunta da CARAS e da SIC, “honrou esse marco a que o cliché chama maioridade” e congratulou-se com o facto de haver caras novas na Comissão: “É bom ter sangue novo e a quantidade de pessoas que integram este grupo e que estão aqui hoje, nesta reunião, é também uma prova da vitalidade dos Globos de Ouro.”
Globos de Ouro: Comissão de Notáveis já começou a eleger os seus preferidos
O auditório do Edifício São Francisco de Sales, onde funciona a redação da CARAS, acolheu o primeiro encontro da Comissão de Notáveis que sugere os candidatos aos Globos de Ouro.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites