
Shakira
Getty Images
Shakira foi condenada por plágio na passada quarta-feira, 20 de agosto, num tribunal em Nova Iorque. O juiz Alvin Hellerstein determinou que a música Loca, de 2010, baseada em Loca con su Tíguere, do rapper Eduard Edwin Bello Pou, é uma cópia do tema Loca con su tigre, da autoria do compositor dominicano Ramon Arias Vasquez, de 1996.
Recorde-se que, o rapper, conhecido como El Cata, colaborou com a cantora colombiana na gravação da canção. No entanto, não ficou provado que a versão inglesa do mesmo tema, onde participa Dizzie Rascal, viola os direitos de autor.
Entretanto, os representantes de Shakira já vieram afirmar que a artista gravou a canção sem ter conhecimento de que esta seria objeto de violação de direitos de autor. “Shakira não tinha conhecimento de participantes adicionais na canção e o processo não lhe foi dirigido pessoalmente”, explicaram.
O processo foi instaurado em 2012 pela editora Mayimba Music, responsável pelos direitos de Ramon Arias Vasquez. Também a Sony/ATV Latin e a Sony/ATV Discos foram consideradas culpadas, já que divulgaram a versão espanhola de Loca.