Uma semana depois do aguardado regresso à televisão, Judite Sousa voltou a estar ausente do Jornal das 8 este domingo, devido “à morte de uma pessoa próxima”, explicou José Alberto Carvalho, que substituiu a colega. Sabe-se agora que quem morreu foi Manuela Mira Godinho, mãe de Pedro Bessa, e avó paterna do único filho da jornalista, André Sousa Bessa, que perdeu a vida há dois meses e meio num trágico acidente numa piscina.
Judite Sousa encontrava-se no norte do país para assistir ao casamento de Francisco Vasconcelos, filho mais velho de Manuela Moura Guedes, e acabou por já não regressar a Lisboa para estar presente nas cerimónias fúnebres da ex-sogra.
Recorde-se que na entrevista exclusiva que deu à CARAS um mês após a morte do filho Pedro Bessa falou da relação próxima que André tinha com a avó Manuela. “Como é sabido, o André viveu no Porto até aos sete anos. Eu e a Judite divorciámo-nos quando ele ainda estava na primeira classe e só quando terminou o ano letivo é que se mudou para junto da mãe, em Lisboa. Apesar disso, ele manteve sempre uma relação extremamente próxima comigo e com a minha mãe. Ainda em pequenino, vinha de avião para o Porto de 15 em 15 dias, passar o fim de semana. Quando cresceu, começou a ter o seu grupo de amigos e, naturalmente, não vinha tantas vezes. No entanto, o contacto era constante. Ele e a minha mãe, a avó Manuela, tinham uma relação muito próxima. Já em adulto, o André vinha muito ao Porto e embora tivesse – e ainda tem – um quarto em minha casa, preferia ficar em casa da avó. Aliás, foi lá que eu conheci a namorada dele [Margarida Lopes]. A minha mãe marcou um jantar sem me dizer que ele estava lá e quando cheguei, com a minha mulher e filha, tive essa surpresa. Uma das coisas que a minha mãe e ele mais gostavam de partilhar era receitas. O André era um excelente cozinheiro e estava sempre a ligar à avó para perguntar como se fazia este ou aquele prato. Aliás, no Natal – ele passou todos os Natais comigo, menos este último, que passou com a mãe – ele vinha sempre mais cedo para o Porto, para ir com a avó fazer as compras e, juntos, preparavam o almoço e o jantar”, contou o quadro superior do Centro de Produção do Norte da RTP.
José Alberto Carvalho frisou, no entanto, que a pivô estará de volta ao trabalho já na terça-feira, dia 9. “Ela estará de volta, no entanto, para o frente a frente de terça-feira que promete ser tenso entre António Costa e António José Seguro”, afirmou em direto.
Judite Sousa chora a morte da ex-sogra
A mãe de Pedro Bessa, Manuela Mira Godinho, morreu este fim de semana.