Em 1986, quando Mário Soares é eleito Presidente da República, Maria Barroso passa a ser presença constante ao seu lado, acompanhando-o em inúmeras visitas oficiais no país ou ao estrangeiro e assumindo o papel de anfitriã na receção a chefes de Estado e outras personalidades. Durante dez anos, não se limitou, no entanto, a ser apenas a mulher do Presidente da República. O seu percurso de vida e a sua combatividade não lhe permitiam baixar os braços.
“Na altura não havia um gabinete oficializado, portanto tinha que trabalhar na privacidade. Aquilo que [o cargo de primeira-dama] me dava era a possibilidade de um conhecimento maior do que se passava. Recebia muitas cartas de pessoas que precisavam de apoio”, afirmou Maria Barroso, em dezembro de 2012, numa entrevista a Daniel Oliveira para o programa da SIC Alta Definição.
Na mesma ocasião, Maria Barroso admitia que algumas situações protocolares se tornavam aborrecidas, mas também reconhecia que o lugar que ocupou lhe permitiu o “contacto com algumas personalidades interessantes”, como foi o caso do Papa João Paulo II. “Um grande Papa, que eu conheci e de quem gostei muito, que dizia que deveríamos caminhar para a civilização do amor, baseada na tolerância, na igualdade, na solidariedade, na paz. É nisso que inspiro a minha ação”, revelava.
A sua maneira de ser, discreta, afetuosa, preocupada, e as causas que abraçava, fizeram com que laços de amizade com algumas personalidades se estreitassem de tal forma que nem o passar dos anos – deixou de ser primeira-dama em 1996 – os conseguiram quebrar. Foi o caso da ligação com a rainha Sofía de Espanha. “Um dia que cá veio perguntei-lhe se queria um jantar protocolar ou ir a um restaurante, e ela respondeu-me: ‘Obviamente que prefiro ir a um restaurante. Deixa-te de protocolos, que eu quero é sentar-me ao pé de ti para conversar’, referiu a ex-primeira-dama, em abril de 2009, no lançamento da biografia Rainha Sofía Fala da sua Vida.
Especial Maria Barroso: A eterna primeira-dama
Digna anfitriã em Belém, foi também excelente embaixadora do país no mundo.