A cobiçada estatueta dourada na categoria de Melhor Filme foi entregue este domingo, 15 de maio, a Miguel Gomes, realizador de As Mil e Uma Noites. O filme, dividido em três volumes – O Inquieto, O Desolado, O Encantado -, com duração total de seis horas, estreou mundialmente em maio do ano passado, no Festival Internacional de Cinema de Cannes. No Coliseu dos Recreios, Sandra Barata Belo e Marco Delgado tiveram a responsabilidade de entregar o prémio ao realizador.
As filmagens do tríptico As Mil e Uma Noites começaram em agosto de 2013 e duraram um ano. A história tem como base histórias recolhidas na sociedade portuguesa contemporânea por um grupo de jornalistas: Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João Dias. O realizador descreve o projeto como um misto de “ficção e retrato social, tapetes voadores e greves” e lembra que “o imaginário e a realidade nunca puderam viver um sem o outro”.
Na corrida ao Globo de Ouro estavam também Amor Impossível, de António-Pedro Vasconcelos, Montanha, de João Salaviza, e Se Eu Fosse Ladrão… Roubava, de Paulo Rocha.
Filme de Miguel Gomes premiado no Coliseu dos Recreios
‘As Mil e Uma Noites’ vence Globo de Ouro de Melhor Filme.