O ex-presidente de Israel Shimon Peres morreu hoje num hospital de Telavive, aos 93 anos, duas semanas após ter sofrido um AVC. A notícia da morte do antigo chefe de Estado israelita e Nobel da Paz em 1994 foi confirmada por um dos seus filhos. “Hoje, com profunda tristeza, dizemos adeus ao nosso amado pai, o nono Presidente de Israel. O lema do nosso pai sempre foi olhar para o futuro. Tivemos o privilégio de pertencer à sua família, mas hoje sentimos que toda a nação de Israel e a comunidade global partilham a nossa perda. Partilhamos esta perda em conjunto”, disse numa conferência de imprensa no hospital.
Nascido na Polónia, a 2 de agosto de 1923, Shimon Peres era considerado uma das figuras mais importantes da política judaica.
O funeral, com honras de Estado, terá lugar esta sexta-feira, dia 30, e contará com a presença de personalidades mundiais, como Barack Obama, Hillary e Bill Clinton, Angela Merkel, Justin Trudeau, François Hollande e o príncipe Carlos de Inglaterra. Após a cerimónia, o corpo seguirá para a secção reservada aos “grandes da Nação” do cemitério do Monte Herzl, em Jerusalém.
Morreu ex-presidente de Israel Shimon Peres
Tinha 93 anos.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites