Maria Elisa Domingues levou a neta, Amélia, de oito anos, à estreia de Aladino e a Lâmpada Mágica e assim que as duas chegaram ao Dolce Vita Tejo, foi visível a cumplicidade mútua. Habituadas a fazer os mais diversos programas a duas, em especial agora que a ex-jornalista passa mais tempo com a neta já que o filho, Gil, se encontra ausente no estrangeiro, Maria Elisa e Amélia vivem dias felizes: “Esta é uma ótima oportunidade de a trazer ao teatro e ao mesmo tempo ao cinema [o espetáculo combina os dois registos], mas fazemos muitos outros programas. O meu filho tem estado fora e eu tenho dedicado todo o meu tempo à Amélia, pelo que temos tido possibilidade de fazer imensas outras coisas. Ela é uma ótima companhia, já tem oito anos e passamos a vida a trocar experiências uma com a outra. Há uma troca de aprendizagem constante. Ela é muito criativa.”
Sorridente, a escritora contou que a neta lhe faz lembrar o filho quando tinha a mesma idade: “Fisicamente são muito parecidos, a cara, o cabelo… Estou sempre a encontrar pessoas que conheciam o meu filho em pequenino e que estão sempre a dizer-me isso. De personalidade acho que é muito ela. Além disso, as meninas são muito diferentes dos rapazes. Eu só tive um rapaz e é um mundo completamente diferente. Este é um mundo mais próximo do meu.”
À semelhança de outros avós, Maria Elisa confessou que esta fase é muito diferente daquela em que foi mãe: “É completamente diferente ser mãe ou avó. Nós não mandamos nos netos, quem manda são os pais, e aquilo que nós fazemos é sempre consentido por eles. Não temos o mesmo grau de liberdade e temos, sim, um grau maior de responsabilidade. É assim mesmo, são essas as regras do jogo. Fiz a mesma coisa com os meus pais e agora o Gil faz comigo.”
Enquanto registava com a câmara do telemóvel alguns dos momentos em que a neta se ia divertindo, a escritora falou sobre a relação entre ambas: “É muito boa, damo-nos muito bem. Ela já diz que é uma pré-adolescente e é muito crescida para a idade dela.”
Sobre o Natal, Maria Elisa contou que será passado em família, como é habitual: “O meu filho chega no dia 15 e o Natal será passado em minha casa, como sempre, com o meu irmão, os meus sobrinhos…” Avessa a cozinhar, diz que as iguarias da época ficarão a cargo do seu marido, Sanford Hartman, e do próprio Gil: “O meu filho e o meu marido é que tomam conta disso. São ótimos cozinheiros. O meu filho faz os pratos principais e o meu marido os doces. Está perfeito [risos]. A mim até me calha a parte mais difícil, que é a de ir às compras, decorar, planear e depois, o pior de tudo, arrumar… Sou uma fã furiosa do Natal e nem as saudades dos meus pais me tiram isso. Gosto mesmo muito.”
Maria Elisa fala da sua relação com a neta, Amélia: “É uma ótima companhia”
A ex-jornalista e escritora esteve com a neta, Amélia, na estreia do espetáculo ‘Aladino e a Lâmpada Mágica’, no Dolce Vita Tejo. Juntas protagonizaram momentos de muita cumplicidade e diversão.