Sempre foi curiosa em relação às artes culinárias e desde criança que se aventura em experiências gastronómicas. Com o sucesso que alcançava cada vez que partilhava uma receita nas redes sociais, Ana Guiomar decidiu passar para papel a sua seleção de iguarias, coletando-as em formato de fichas. Mãe Já Não Tenho Sopa é o título desse livro de receitas que acabou por servir de pretexto para reunir à mesa alguns dos seus melhores amigos para um lanche natalício, que teve lugar no Tryp Lisboa Aeroporto Hotel. O cantor e bailarino Paulo Vintém, os atores José Mata, Tiago Teotónio Pereira e Miguel Costa e a atriz Alda Gomes foram presenteados com uma mesa recheada não só de doces, mas também de boa disposição.
“Foi bom estarmos aqui um bocadinho hoje e pormos a conversa em dia, porque já não estávamos juntos há algum tempo”, admitiu Vintém. Miguel Costa, que já conhece os dotes culinários da anfitriã há alguns anos, acrescentou: “Ela é excelente. Tem mesmo um dom, gosta de cozinhar para os amigos e para a família, e este sucesso do livro é reflexo de tudo o que ela faz, sempre com muita paixão e entrega.”Entre as gravações do programa da SIC Best Bakery – A Melhor Pastelaria de Portugal, os ensaios da peça O Pai, que entretanto estreou no Teatro Aberto – e na qual contracena com João Perry – e as gravações da novela da SIC Amor Maior, na qual interpreta o papel de Preciosa, Ana Guiomar admite que, ao contrário do que desejaria, estes encontros com amigos não têm sido muito regulares. No entanto, a agenda preenchida não a impede de rever amigos e até planear os próximos encontros familiares, ou não estivéssemos em plena época natalícia.
– Já sabe como vai ser, este ano, o seu Natal?
Ana Guiomar – Os meus Natais são sempre muito normais. A minha família é muito pequena, tanto da parte da parte da minha mãe como do meu pai. Já a família do Diogo [Valsassina, o namorado] é uma alegria. Aliás, vou fazer uma confissão: nunca passei um Natal com o Diogo, porque eu vou para casa da minha mãe e ele para casa dos pais dele. Como o meu avô faz anos dia 25 e a mãe dele faz anos dia 25, é um problema… Portanto, nunca passámos o Natal juntos. O Bart [bulldog francês] é partilhado.
– Conhecendo os seus dotes culinários, os amigos não esperam que os surpreenda sempre com qualquer coisa quando combinam jantares?
– Não tenho problema nenhum que me exijam essas coisas, acho o máximo, adoro, o meu problema é mesmo a falta de tempo. Mais do que ir fazer alguma coisa a casa deles, gosto muito de receber em minha casa. Gosto de mesas fartas, cheias de pessoas. Por exemplo, o ano passado organizei o ano novo em minha casa, que é uma coisa que me dá muito prazer. E devo dizer que só as entradas chegavam, o segundo prato quase não era preciso.
– Os seus encontros natalícios começam um mês antes do Natal…
– São muitos amigos, e depois há a família, há sempre primos afastados, por isso, claro, temos de começar um mês antes.
– Alguns destes amigos ainda não conheciam o seu livro de receitas.
– Pois não, acho inacreditável! Mas ainda bem, assim ficam surpreendidos. Levaram-no para casa e espero que se dediquem a fazer alguma coisa e que me mandem depois as fotos para eu espreitar e dar a minha avaliação, se bem que eles não me pareçam grandes cozinheiros… O Paulo Vintém falou-me numas saladas e um homem que fala em saladas… já sabemos que o resultado são pratos oníricos! A Alda sei que cozinha bem, mas dos meus amigos homens aposto muito no José Mata. Acho que, se ele se esforçar, consegue cozinhar qualquer coisa surpreendente.
Ana Guiomar: “Os encontros natalícios com amigos começam um mês antes”
The image could not be loaded.
Ana Guiomar
António Bernardo
Ana Guiomar
António Bernardo
A atriz, de 28 anos, convidou os amigos Miguel Costa, Paulo Vintém, Tiago Teotónio Pereira, Alda Gomes e José Mata para um lanche com sabor a Natal.