Os Golden Globe Awards, que decorreram dia 7, ficaram marcados pelo protestos contra o assédio sexual. Curiosamente, enquanto James Franco recebia o galardão de Melhor Ator de Comédia ou Musical na cerimónia, várias denúncias surgiam contra o ator no Twitter.
Franco, que usou um pin de apoio à iniciativa “Time’s Up“, foi acusado por Violet Paley, que descreveu uma cena em que o ator a forçou, com violência, a ter contacto sexual. A atriz foi mais longe e denunciou uma vez em que James Franco supostamente convidou uma amiga sua, de 17 anos, a ir ter com ele a um hotel, relembrando que esta não é a primeira vez que é apanhado em situações do género. Já em 2014, James Franco tinha sido acusado de enviar mensagens inapropriadas a uma menor. Na altura, o ator desmentiu essa informação. Paley afirmou que já teve uma relação consensual com Franco e que, por isso, foi tão difícil partilhar o que tinha acontecido. “Mais detalhes vão ser revelados em breve. Estou a trabalhar com algumas pessoas para fazer isto da melhor e mais segura forma“, garantiu através de um tweet.
Ally Sheedy também deu pistas sobre o comportamento do ator. “Porque é que deixaram entrar o James Franco?” e “O James Franco acabou de ganhar. Por favor nunca me perguntem por que é que deixei o negócio do cinema e da televisão“, escreveu no Twitter a estrela de The Breakfast Club. Estes tweets foram apagados mais tarde. A atriz acrescentou mesmo o hashtag “Eu também“, usado para partilhar experiências de abuso sexual, referindo ainda outra estrela de Hollywoodr: “Christian Slater e James Franco têm lugar na mesa nos Golden Globes #MeToo“.
Já Sarah Tither-Kaplan usou a mesma rede social para acusar o ator de abuso de poder. Em causa estarão cenas de nudez num filme dirigido por Franco. O tweet teve reações mistas no que concerne à legitimidade das queixas de Sarah por causa da existência de um contrato. A atriz chegou a escrever um segundo tweet: “Hey James Franco, agora que ganhaste um Golden Globe, porque é que não dás papéis relevantes e que não requeiram nudez nos teus próximos filmes às dezenas de mulheres que fizeram cenas em nu integral e cenas de sexo nos teus filmes indie e projetos de arte?“.
Até ao momento, o ator ainda não comentou as acusações.