Aos 31 anos, Joana Freitas atravessa um dos melhores momentos da sua vida. A morar no Porto, junto da família, a modelo teve um ano repleto de trabalho e dia após dia é maior o amor que sente pelo filho, Francisco, de ano e meio. Solteira desde que se separou do pai do filho, Francisco Alves, Joana goza a juventude e a maternidade em pleno e, nesta conversa com a CARAS, diz: “Tenho uma vida fixe. Estou focada no meu filho e no meu trabalho e não deixo entrar distrações na minha vida. Foi esta a escolha que fiz e estou muito bem. Sempre quis ser mãe, e é um privilégio acompanhar de perto o crescimento do Francisco.” Entusiasmada com o filho, adianta: “O Francisco está numa fase muito engraçada. Estamos sempre juntos, ele vai comigo para todo o lado e dá-se bem com toda a gente. É muito sociável, tem um feitio muito bom. É simpático e só quer festa.”
Modelo há 17 anos, Joana aproveita todas as oportunidade para fazer o que gosta e afirma que, graças à evolução da moda a nível mundial, as carreiras hoje são mais longas. “Estou a trabalhar mais agora do que trabalhava antes de ter o Francisco. As mentalidades mudaram, a maternidade já não afasta ninguém da moda.” No entanto, hoje o trabalho de uma modelo e figura pública como Joana é muito mais do que sessões fotográficas e desfiles. Com a expansão das redes sociais e o número crescente de seguidores, atores, músicos e também modelos ganharam um novo espaço para comunicar diretamente com o seu público, e as marcas não ficaram alheias a isso. Com mais de 108 mil seguidores no Instagram, Joana partilha o seu dia a dia através de fotografias. “É uma plataforma muito divertida, onde me dou a conhecer. Como modelo, visto o que me pedem e não opino. No Instagram posso ser eu, mostrar do que gosto e o que faço. Afinal, sou uma pessoa normal. Como todas as outras, vou ao supermercado e cozinho. É importante que as pessoas vejam que não temos vidas perfeitas”, explica, salvaguardando, no entanto, que não é dependente das redes sociais. “Para mim é mais uma ferramenta de trabalho. Através do Instagram a informação chega rapidamente e é facilmente absorvida, e as marcas já perceberam que é uma forma rápida de divulgarem um produto”, refere.
Mais um motivo para Joana se cuidar e atrasar ao máximo o envelhecimento. É isso que faz duas vezes por semana numa clínica em Matosinhos. “Nesta profissão é importante ter uma boa pele, mas, por outro lado, somos obrigadas a usar doses consideráveis de maquilhagem durante muitas horas e no final do dia temos de ter um cuidado reforçado. Por isso faço os tratamentos de prevenção e hidratação de rosto da SkinCeuticals, na Chi Clinic. E, para complementar, faço, com o Dr. Filipe Riobom, um cocktail de vitaminas injetável. Os resultados são imediatos e estou muito satisfeita”, descreve.
Favorecida pela genética, Joana assume que não tem tendência para engordar e logo um mês após a gravidez já estava em plena forma. Embora não seja adepta de ginásio, a modelo explica que tem cuidados com a alimentação e sempre que pode faz massagens modeladoras. “Sou muito preguiçosa e não me privo de nada. Mas nunca fui de comer doces ou fast food. Felizmente, a genética está do meu lado. A minha mãe tem 60 anos e veste o mesmo número de calças que eu”, conclui.