Aretha Franklin está gravemente doente. A viver na sua casa situada em Detroit, a família da cantora de 76 anos pede orações e privacidade, dado o momento difícil que atravessa. O jornalista Roger Friedman, que avançou com a notícia em escreveu na sua coluna em Showbiz 411, garante que “Aretha está rodeada pela família e outras pessoas próximas dela. Vamos sentir a falta dela como mãe, irmã, amiga e prima. Mas o seu legado é mais do que a vida. Não é só por aquela edição da Rolling Stone a ter chamado de ‘intérprete número 1 de todos os tempos’ ou por ela ser a Rainha da Soul.
Diagnosticada com cancro em 2010, continuou a atuar ao vivo ao mesmo tempo que combatia a doença. Subiu a palco mais recentemente a 2 de novembro de 2017 para a Elton John AIDS Foundation. Os fãs ficaram chocados com a sua perda de peso acentuada. Contudo, não é vista em público desde agosto de 2017. Os fãs têm feito várias homenagens no Twitter.
Durante a sua carreira venceu 17 Grammy, três distinções e um Globo de Ouro. Anunciou em fevereiro de 2017 que se iria retirar dos palcos, apesar do seu desejo de continuar a gravar sucessos musicais.