Passavam poucos minutos das 10 horas da passada segunda-feira, 7 de janeiro, quando Cristina Ferreira abriu as portas da sua nova casa. De largo sorriso e com um novo corte de cabelo, a apresentadora, de 41 anos, estreou-se nas manhãs da SIC visivelmente confiante com o trabalho preparado para O Programa da Cristina. “Senti-me muito feliz e realmente em casa. Acho que esta expressão nunca fez tanto sentido como agora. Não há programas iguais e nesta casa vai-se viver tudo o que se possa imaginar”, afirmou. Os nervos, esses, só a atraiçoaram meia-hora antes do programa começar, como revelou à CARAS. “Achava que iria estranhar tudo e pensei que as pernas iam tremer no percurso inicial, mas não, estava bem. Antes de abrir a porta é que quebrei um bocadinho, mas foi uma quebra de felicidade, isso até me ajudou a estar tranquila no plateau. Até me vieram as lágrimas aos olhos. Senti que estava a descomprimir de todos estes meses de trabalho. Acho que o facto de o programa ter tido momentos de brincadeira no início também ajudou a descontrair”, justificou.
Para abraçar este novo desafio televisivo na estação de Carnaxide, Cristina achou que era a altura certa para concretizar uma mudança de visual. “Decidi que tinha de haver um corte radical, queria começar de novo, até na questão da imagem. Gosto de fazer estas coisas quando ninguém está à espera. Acho que nunca tinha usado o cabelo tão curto sem ser em miúda. Cortei-o hoje às 8 horas da manhã [duas horas antes do programa começar] e corri o risco de não gostar de me ver de cabelo curto. Era o resultado esperado, tal como ‘a minha casa’”, referiu.
A surpresa veio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que aproveitou uma pausa entre reuniões para desejar boa sorte à apresentadora numa chamada telefónica em direto. “Acabei uma reunião e ia começar outra e espreitei para ver o seu primeiro programa. E como ao longo da vida várias vezes estive consigo quando arrancou com novas fases da sua vida – lembra-se da sua revista, a primeira entrevista? –, queria desejar-lhe muitas felicidades e enviar-lhe um beijinho”, revelou o Chefe de Estado.
No final do programa, a apresentadora admitiu ter ficado emocionada com o inesperado gesto de Marcelo. “Foi inexplicável, quase de cortar a respiração e totalmente imprevisto. Ter alguém que é Presidente da República e que está de olho em tudo… Senti-me apenas mais uma portuguesa a quem ele estava a desejar boa sorte, como o tem feito na rua a tanta gente. Acho que me deu alento”, confessou, acrescentando: “A partir do momento em que Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República, criei uma barreira [entre nós], porque tenho muito respeito pela instituição. Cruzámo-nos uma ou duas vezes em eventos públicos.”
Cristina Ferreira “Queria começar de novo, até na questão da imagem”
Aos 41 anos, a apresentadora abraça um novo desafio, “O Programa da Cristina”, nas manhãs da SIC.