Felicity Huffman, 56, atriz de Donas de Casa Desesperadas, declarou-se culpada no escândalo em que se viu envolvida este ano e que resultou numa acusação de fraude e suborno num esquema de admissão à faculdade de uma das suas filhas.
A atriz compareceu num tribunal de Boston e admitiu ter pago 15 mil dólares [13,300 euros] para ter as respostas do exame de sua filha Sofia Graça Macy em 2017, corrigidas secretamente de modo a obter uma classificação mais elevada e assegurar a admissão à faculdade.
O Ministério Público recomendou uma pena de prisão de quatro meses e uma multa de 20 mil dólares. Após a admissão de culpa, a juíza perguntou à atriz se esta compreendia que desta forma renunciava do seu direito a um julgamento. Felicity respondeu afirmativamente e justificou-se dizendo que o fez por “razões médicas legítimas”, afirmando que Sofia,é acompanhada por um neuropsicólogo
Felicity é uma das 50 pessoas, entre pais, professores e administradores de faculdades, acusadas de um esquema de suborno e de fraude.
Felicity sempre frisou que a filha não sabia nada do que se estava a passar e que, de alguma forma, sentia que a tinha traído. “Terei de viver com esta transgressão face a ela e ao público o resto da minha vida. O meu desejo de ajudar a minha filha não é desculpa para infringir a lei ou ser desonesta. Aceito plenamente a minha culpa, sinto um profundo pesar e vergonha sobre o que fiz, aceito a plena responsabilidade pelas minhas ações e aceito as consequências que derivam dessas ações”, disse ao tribunal.
“Tenho vergonha da dor que eu causei à minha filha, à minha família, aos meus amigos, aos meus colegas e à comunidade educativa. Quero pedir desculpas a todos eles e, especialmente, quero pedir desculpas aos estudantes que trabalham duramente todos os dias para chegar na faculdade, e para os pais que fazem enormes sacrifícios para apoiar os seus filhos de forma honesta”, disse ainda.