Um antigo vídeo da série de palestras TED Talk voltou a movimentar a Internet nesta semana. Na gravação, de 2015, Bill Gates, o cofundador da Microsoft, fala sobre a possibilidade de um nova pandemia no mundo. A palestra chamava-se “O próximo surto? Não estamos preparados“.
“Atualmente, o maior risco de uma catástrofe global está num vírus altamente infecioso, não numa guerra. Se algo matar 10 milhões de pessoas nas próximas décadas, serão micróbios e não mísseis”, disse o multimilionário num excerto recuperado pelo jornalista Jon Erlichman:
Bill Gates comentou ainda que houve muito investimento em armas nucleares, “mas pouco num sistema para travar uma epidemia. Não estamos preparados”.
Esta não é a única fala de Bill Gates sobre o assunto, Em 2019, o empresário participou na série Resumindo e alertou sobre a possibilidade de um vírus surgir nos mercados húmidos da China.
Recordamos que Bill Gates fez uma doação, através da Fundação Bill e Melinda Gates, de 92,6 milhões de euros para a luta contra a nova doença no início deste ano.