Depois de a Academia de Cinema dos Estados Unidos ter rejeitado “Listen” como candidato português à nomeação para os Óscares, na categoria de Melhor Filme Internacional, os membros da Academia Portuguesa de Cinema foram obrigados a fazer uma segunda votação.
De recordar que o fator de exclusão prende-se com um dos critérios de elegibilidade, que obriga a que pelo menos 50% do filme candidato seja falado em língua não-inglesa. Com o galardoado filme de Ana Rocha de Sousa fora da lista, a escolha da APC recaiu sobre “Vitalina Varela”, de Pedro Costa.
A longa-metragem conta a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou ao país três dias depois do funeral. Estreou-se durante o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de Melhor Interpretação Feminina.
“Desejo o melhor ao ‘Vitalina Varela’ como candidato Português aos Óscares 2021 – Que seja o ano de Portugal brilhar em força nesse épico 25 de Abril de 2021”, escreveu Ana Rocha de Sousa nas redes sociais. “Estou em paz porque a vida sabe sempre o que faz. Que seja neste 2021 que trazemos a estatueta para casa. Boa sorte ao Pedro Costa que em tudo o que toca é arte. Força Portugal. Ainda temos uma oportunidade”.
A 93.ª edição dos Óscares acontece no dia 25 de abril de 2021, no Teatro Dolby, em Los Angeles. As nomeações para os prémios da Academia serão conhecidas em março.