O último ano foi muito intenso para Ana Varela. Sendo a protagonista da telenovela da TVI Amar Demais, viu o tempo para si e para as suas filhas, Dalila, de oito anos, e Alice, de quatro, diminuído. Ainda assim, não lamenta as circunstâncias, bem pelo contrário.
“Sinto-me constantemente um exemplo para as minhas filhas. E quando soube que tinha conseguido o papel, sabia tudo o que isso envolvia. Foi uma decisão bastante difícil, precisamente porque sabia o que iria implicar. Mas não achei que lhes estaria a passar a mensagem correta se não aceitasse este trabalho. Se lhes conseguir passar a mensagem da mãe que está pintada de sonhos e que vai atrás deles, parece-me que estou a fazer um bom trabalho. E quero muito que as minhas filhas tenham a imagem da mãe muito feliz quando trabalha. Porque sou muito apaixonada pelo que faço”, frisou a atriz à CARAS, nas rodagens da série da RTP Cuba Libre, que aconteceram no Luso.
E depois de uma experiência tão intensa, Ana, de 33 anos, sentiu necessidade de parar durante uns meses antes de regressar ao trabalho. “Acabei a novela e consegui descansar uns seis meses. Os anos vão passando e percebo que não stresso tanto com os tempos em que estou parada entre trabalhos, vou tendo mais segurança. Uma segurança que está presente tanto quando estou a trabalhar como quando isso não acontece. Aceito a vida e isso é muito bom. Nestes seis meses fiz um reset, precisava mesmo de o fazer antes de voltar a criar. Precisava de voltar a descobrir quem sou enquanto artista e pessoa, precisava de me reinventar. Morremos e nascemos muitas vezes na nossa própria vida. E esses ciclos são muito importantes serem respeitados. Tento fazer uma escuta ativa do meu eu, saber ouvir-me é fundamental. E isso também me ajuda no meu papel de mãe. Nós não estamos aqui só para ensinar os nossos filhos, estamos aqui para aprender muito com eles. E, para isso, temos de ter os ouvidos bem abertos”, admitiu a atriz.
Sem querer abrir a porta da sua vida privada, Ana Varela não partilha se está solteira ou numa relação. Contudo, a atriz é perentória ao afirmar que não pretende ter mais filhos. “Não me imagino com mais filhos. Estou ótima assim, tenho duas meninas, uma para cada mão. Fui mãe muito nova, o que é giro, porque a Dalila já é muito companheira. Às vezes olho para as minhas filhas e não sei como já sou mãe de miúdas tão crescidas. Mas há muita beleza no elo que nos liga. Sinto que somos um clã, uma equipa”, assumiu.
Fotos: Luís Coelho