Anya Taylor-Joy é uma das atrizes do momento. Aos 25 anos, e apesar de já ter participado em séries de sucesso como Peaky Blinders e em filmes como The Witch, a jovem ganhou destaque no ano passado ao interpretar Beth Harmon, a personagem principal de Gambito de Dama, uma minissérie de sucesso da Netflix.
A fama que ganhou no último ano fez com que tivesse várias ofertas para produções, tais como A Noite Passada em Soho, apresentada recentemente no Festival de Cinema de Veneza, ou Emma, baseado no romance de Jane Austin com o mesmo nome. Este ritmo frenético levou a atriz a sofrer de stress crónico, tal como a própria revelou em entrevista à revista Tatler.
“Era uma nova etapa da minha vida, para a qual não estava preparada e isso fazia-me sentir impotente”, contou a atriz, que para conseguir lidar melhor com o que estava a viver necessitou de ajuda profissional. Na mesma entrevista, revelou ainda que, quando começou a ter mais solicitações para trabalhos, deixou de dar prioridade à própria vida para focar-se quase exclusivamente nas personagens.
“Estava a pôr tenta energia em compreender estas outras personas que era como um vaso que se enchia com líquidos de cores diferentes e não tinha ideia de quem era eu própria. Definitivamente cheguei a um ponto em que pensei: ‘Não tive tempo para pôr em dia a minha vida pessoal, porque estive a guardar todas estas experiências numa mochila e continuo a avançar”, explicou a atriz.
Foi durante a suspensão das gravações, devido à quarentena, que Anya Taylor-Joy percebeu que tinha descuidado a saúde mental, por causa da grande carga de trabalho que acumulava. E foi também nessa altura que lhe foi diagnosticado stress crónico, um problema de saúde, fruto precisamente do volume de trabalho que tinha. A atriz explicou que entre as gravações de Gambito de Dama, Emma e A Noite Passada em Soho, parou apenas um dia entre o fim de cada uma das produções e o início da seguinte. “Sobrevivi com Coca-Cola Light, cigarros e café e, no fim, pensei: ‘Preciso de comer alguns vegetais'”, contou, admitindo que se encontrava sob stress naquela altura.