
No passado fim de semana, Miguel Cristovinho fez-se à estrada com mais cinco amigos. O destino era a Polónia, onde o grupo iria entregar bens angariados a centros de apoio a refugiados. Um dos outros objetivos da viagem terrestres era tentar trazer para Portugal pessoas deslocadas por causa da guerra na Ucrânia. Objetivos cumpridos.
Atualmente, Miguel Cristovinho viaja com o grupo com que partiu e com mais duas mulheres ucranianas, cada uma delas com dois filhos. Estão já a caminho de Liboa, como o próprio relatou esta terça-feira, dia 8, nas redes sociais:
“Neste momento encontramo-nos a cerca de 3200km de casa, já na estrada em direção a Lisboa. No carro connosco viajam duas Mulheres, a Oksana e a Mariia, acompanhadas dos seus filhos. Cada uma delas tem ao seu lado duas crianças menores de 13 anos. A Oksana fez, com os seus pequenos, 14h a pé desde a Ucrânia até à fronteira com a Polónia. 14 horas. Metade do tempo que nós demorámos de carro para cá chegar. Hoje à tarde, no armazém onde descarregámos todos os bens que trouxemos, foram três Mulheres, voluntárias, que nos receberam e nos puseram a par de como têm sido as recolhas diárias de mantimentos para o povo ucraniano. Em Lisboa, há umas horas, assim que começámos a viagem de regresso a casa, uma Mulher trouxe ao mundo mais uma vida, a Constança. Que dia para vos celebrar “