Foi na semana passada, altura em que um fogo que começou a lavrar em Faro se estendeu até à Quinta do Lago, onde Vera Roquette e José Manuel Trigo têm casa, que o casal foi surpreendido pelas chamas. O empresário e a antiga apresentadora de televisão estavam a almoçar quando viram as primeiras imagens na televisão e rapidamente começaram a sentir que o cheiro a queimado se tornava mais intenso.
Curiosos por perceber a dimensão do incêndio, pois sabiam que já estava a chegar à zona da Quinta do Lago, mas relativamente longe da sua casa, dirigiram-se ao exterior para verem o que se passava. O relato do que aconteceu foi-nos feito por Vera, três dias depois daquilo que considera ser um milagre, já que a sua casa ficou intacta: “Foi um milagre, o fogo passou por cima da nossa casa. Não há descrição para o que aconteceu. Nós moramos em Valverde, à entrada da Quinta do Lago, e estamos rodeados de pinheiros. Estávamos a ver na televisão o que se estava a passar e avisaram que já ia na terceira rotunda. Ficámos logo alerta, mas não tivemos consciência de que seria uma coisa tão rápida. Num espaço de segundos, começámos a ver uma tromba de fumo negro a entrar na nossa rua e os bombeiros a subirem. Tirei uma fotografia e quando reparo já vejo o fogo muito perto e começámos a fugir. Pegámos nos carros, em algumas coisas e saímos para Olhão. O ar estava irrespirável, não dava sequer para estar naquela zona. O mais incrível, no meio de tudo isto, é como o fogo passou por cima da nossa casa. Não consigo compreender… Foi um verdadeiro milagre! A nossa casa é simples, nem piscina tem, e nem uma flor ou uma árvore foram beliscadas. Uma pessoa com casa mais acima da nossa perdeu parte do que a rodeia, como o jardim e os anexos, com grandes prejuízos.”
Apesar da sorte do casal, ainda não podem regressar. “Já fomos a casa algumas vezes desde o fogo, para regar as coisas, mas não se aguenta estar lá dentro. O cheiro a queimado é muito intenso, deve ter-se impregnado nos tecidos e nas paredes. Não consigo lá voltar até que esteja tudo bem arejado, só hoje é que consigo falar. Não paro de tossir, estou até com uma bomba asmática, fiquei mesmo afetada. É o meu marido que lá tem ido molhar o exterior, ligar o ar condicionado e tentar que saia o cheiro a queimado.”