“Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos, ganha Globo de Ouro de Melhor Filme, um prémio entregue na noite deste domingo, dia 2 de outubro, numa cerimónia no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Inspirado na própria vida da realizadora e recorrendo às memórias da família, “A Metamorfose dos Pássaros” é um filme intimista e uma espécie de híbrido entre a ficção e o documentário. É também a sua primeira longa-metragem e foca-se sobretudo na vida da sua mãe e na da avó paterna. É, como a própria tem dito em entrevistas, um filme “sobre as mães” e também “sobre a morte e a vida”.
Objeto de uma estética particular e quase poética, o trabalho de Catarina Vasconcelos, protagonizado por Manuel Roa, João Móra, Ana Vasconcelos, Cláudia Varejão, José Manuel Mendes e João Pedro Mamede e produzido por Pedro Duarte e Joana Gusmão, tem tido um percurso relevante em festivais de cinema internacionais e recebeu vários prémios, nomeadamente o da crítica internacional em Berlim, tendo sido o candidato português à mais recente edição dos Óscares.