“Glória” é o grande vencedor do Globo de Ouro de Melhor Projeto de Ficção, um galardão entregue este domingo, dia 2 de outubro, na gala que decorre no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Este é um thriller português, de ação e espionagem, escrito por Pedro Lopes, realizado por Tiago Guedes e produzido pela RTP e pela SPi. Estreada a 5 de novembro de 2021, foi a primeira série portuguesa a ser produzida para a plataforma de streaming Netflix.
A série de 10 episódios passa-se em 1968, entre os finais da ditadura do Estado Novo em Portugal e durante o período da Guerra Fria, na aldeia de Glória do Ribatejo. A história de ficção, assente em contexto de factos reais, tem como personagem principal João Vidal (interpretado por Miguel Nunes), engenheiro na Rádio Europa Livre.
A ação desenrola-se na aldeia onde durante décadas funcionou o RARET, o centro norte-americano de transmissões, que transmitia “propaganda ocidental para os países do Bloco de Leste”.
A série conta ainda com a participação de atores como Victoria Guerra, Afonso Pimentel, Adriano Luz, Carolina Amaral, Joana Ribeiro e Albano Jerónimo, entre outros.