É um dos nomes mais conhecidos da noite de Lisboa, graças aos diversos espaços icónicos que criou, como o Plateau ou o Alcântara-Mar, mas Pedro Luz é também um homem discreto e de poucas palavras. Algo que testemunhámos na apresentação da sua biografia, escrita pela advogada Rita Delgado, antiga namorada do empresário. “Acho que este livro veio no momento próprio, é a minha vida. Esta é a minha história, desde o princípio de tudo até agora. Não colaborei em nada, respondi apenas ao que a Rita me pediu, mas estou muito satisfeito. Está muito bem escrito, divertido e retrata os últimos 40 anos da minha vida”, avaliou o empresário, manifestando a sua satisfação por ter tantos amigos presentes neste dia: “Fico muito feliz por ter aqui tantos amigos. É realmente um dia muito feliz.”
O livro junta à narrativa sobre a história de vida do empresário diversos testemunhos dos seus amigos. “Desde que comecei a namorar com o Pedro despertou em mim o gosto pela escrita, pois a sua forma de estar sempre me inspirou. Ele é muito bem disposto, mas tem uma maneira muito particular e profunda de dizer as coisas. E, no final de contas, o meu primeiro livro acabou mesmo por ser sobre ele [risos]”, relatou a autora. satisfeita com o resultado.
A apresentação do livro decorreu no Brown’s Avenue Hotel, outro espaço do biografado, e reuniu dezenas de caras conhecidas que viveram os anos 80 e 90 na noite “criada” por Pedro Luz, entre os quais Luís Represas. “Acho que o Pedro já merecia uma biografia, pela sua importância na transformação e inovação do conceito da noite. Ele trouxe toda uma outra estética à noite do nosso país. O Pedro conseguiu sempre que os seus espaços fossem muito cuidados, que as pessoas se divertissem e estivessem felizes”, declarou o músico.
“O livro está muito bem escrito, divertido e retrata os últimos 40 anos da minha vida.”(Pedro Luz)
Margarida Rebelo Pinto também marcou presença e contou que foi precisamente num dos espaços de Pedro Luz, com quem mantém uma grande amizade, que conheceu o pai do seu filho, Lourenço: “Em 1994 fui ao Plateau e casei-me. [Risos.]. Foi lá que conheci o meu ex-marido. Mais tarde conheci o Pedro através de amigos comuns e no dia em que comecei a conversar com ele nunca mais parei. Tornámo-nos grandes amigos e há quase 15 anos que passamos férias juntos. Para mim, ele é um dos grandes visionários de Portugal e um dos mais cosmopolitas.”
Fotos: Luís Coelho