Carolina Deslandes está a passar uns dias de férias com o namorado, Luís Delgado, em Cabo Verde e decidiu, por esse motivo, partilhar algumas fotografias com os seus seguidores no Instagram, onde surge em biquíni na praia. “Olá Tarrafal. Sinto que somos amigos de infância que já não se viam há muito tempo”, escreveu.
As críticas ao seu corpo não se fizeram esperar, por isso a cantora, de 31 anos, deixou uma poderosa mensagem um dia depois de se ter mostrado a relaxar à beira-mar. “Acho que Deus inventou a generosidade em Cabo Verde. Juro. Passou por aqui e inventou-a. E é preciso vir aqui para entender a simplicidade da matemática – se podemos ser todos mais felizes, porque é que vivemos a pensar só em nós e tão pouco em comunidade?
O ego é uma armadilha. E vivemos há anos a ter o ego alimentado por consumo, por vaidade, por frases de íman de frigorífico que dizem “pensa primeiro em ti”.
Aqui não há ego. Aqui há tempo dentro do tempo. É como se tivesse descoberto todos os microsegundos escondidos nos ponteiros. Eles sempre estiveram lá, eu é que nunca tive tempo para reparar neles. O tempo abre-se e dura. Os beijos são demorados, os abraços são demorados, o mar é infinito e de um azul que nos faz questionar se alguma vez tínhamos visto o mar antes.
E o principal – as pessoas. Todo o “olá” em Santiago é um convite. Vem à minha casa. Vem ouvir música. Vem cantar. Vem conversar. Vem descobrir o que é essencial na vida. A beleza da companhia uns dos outros. Do sol. Da vida a acontecer sem correr.
Foi nesta paz e nesta calmaria que publiquei uma fotografia tirada pelo meu namorado, que me disse “deixa-te estar assim, estás linda” e eu senti-me linda mesmo.
Não foi um statement, não foi uma bandeira levantada – foi uma foto bonita.
É muito estranho ler a quantidade de coisas que me chegaram e perceber o quanto é ofensivo uma mulher confiante. Para muita gente é obrigatório que eu não goste de mim assim.
Deixem-me dizer-vos com amor – não é novidade nenhuma ler “gorda” e todas as palavras que daí derivam. Nenhum de vocês me está a dar novidades sobre mim nem sobre o meu corpo. Que é meu. E que eu amo.
Se já tive de me esconder, de deixar de ir à praia, de deixar de vestir isto ou aquilo porque sabia que ia ler coisas e ia ficar de rastos – agora não.
Gosto de mim. Estou rodeada de amor e a recolher sorrisos,poemas e histórias para contar.
A gorda veio de férias. A gorda não fez mal a ninguém. Deixem-na estar.
E se puderem, passem pela ilha e sejam relembrados de que a bondade é tão natural como a maldade – mas é uma escolha nossa seguir um ou outro caminho”, pode ler-se na sua página oficial desta rede social.
Recorde-se que Carolina é mãe de três rapazes, Santiago, de seis anos, Benjamim, de cinco, e Guilherme, de quatro, fruto da relação já terminada com o guitarrista Diogo Clemente.