
Maria Botelho Moniz: “O meu valor não tem a ver com o número das calças“. A apresentadora foi a mais recente convidada de Manuel Luís Goucha. Durante a emissão, conversaram sobre as recentes críticas que recebeu à sua aparência, por parte do jornalista Alexandre Pais.
“Ninguém está sujeito ao insulto. Ninguém é público o suficiente para dar legitimidade aos outros a insultarem. O Pedro ficou muito zangado! Não achou, à primeira vista, que fosse uma boa ideia eu falar sobre o assunto. Porque sabe que isto mexe, dói e depois eu emociono-me”, começou por contar, referindo que a crónica polémica também magoou o noivo, Pedrio Bianchi, e a mãe.
Maria continuou, afirmando que, por sua vontade, não estaria a dar aquela entrevista. “Acho que não devemos difundir a maldade. Mas, ao mesmo tempo, venho por respeito a todas as pessoas que se colocaram do meu lado, que foram muitas. Venho por respeito a quem me vê todos os dias e, se calhar, gostava de ouvir o que eu tenho a dizer sobre isto”, completou.
“Não é por isto que temos de nos medir. O meu valor não tem a ver com o número das calças. Parem! Parem!“, pediu a apresentadora, de lágrimas nos olhos, após levantar um papel no qual mostra a crónica que motivou aquela entrevista. “Isto é um problema de sistema. É uma coisa que está enraizada”, continuou, apelando a que, em castings, se escolham mais pessoas pelo talento.
Por fim, a apresentadora, que deverá subir ao altar ainda este ano, revela-se uma mulher feliz e realizada. “Faço aquilo que gosto, tenho ao meu lado um homem que eu amo e uma vida maravilhosa pela frente“, disse, avançando que os dois já pensam ter filhos. “Quero muito, já há muitos anos“, disse, sorridente.

A crónica polémica
A aparência de Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz foi, recentemente, criticada. O jornalista Alexandre Pais está no centro da polémica, após ter escrito uma crónica sobre a forma como ambas se apresentam em televisão.
No texto, intitulado “A imagem é tudo“, o jornalista critica o facto de Maria não ter aproveitado as férias para “tratar da imagem“, considerando-a uma “mulher simpática mas robusta, com tendência para aumentar de peso“.
Logo em seguida, afirma ainda que a apresentadora não escolhe roupas que a favoreçam e defende que, para resolver aquele que considera ser um “problema“, esta terá de ter grande “capacidade de sacrifício“.
Ora, as críticas não se resumiram à aparência de Maria Botelho Moniz, mas também à de Cristina Ferreira. São criticados os “braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio“.
Na crónica, o jornalista elogia Catarina Furtado e Sónia Araújo. “Após os 50, surgem sempre de silhueta perfeita e bem produzidas“, escreve, terminando com um alerta: “Acorda, Maria“.