Aos 28 anos, o surfista Vasco Ribeiro assume dependência de droga e suspensão de três anos por ter falhado controlo anti-doping.
Através de um emocionado texto publicado na sua conta de Instagram, o atleta, deu a conhecer o castigo aplicado pela Federação Internacional de Surf (ISA) e revela, de cabeça erguida, o inferno que viveu no último ano e como espera voltar mais forte e regressar à competição:
“Fui hoje informado de que estarei suspenso de competir profissionalmente durante 3 anos, por ter faltado a controlos anti-doping. Chegou o momento de assumir as consequências dos meus atos, e dizer publicamente que errei: Faltei aos controlos porque tinha um problema de consumo de droga”, começa por revelar.
“Cometi um erro que me vai impossibilitar de fazer, temporariamente, aquilo que me move desde sempre: Competir ao mais alto nível do surf profissional”, acrescenta, consciente das escolhas erradas que terá cometido.
Vasco Ribeiro admite depois que tem olhos postos no futro e tabém o que esta aprendizagem acrescentou à sua vida:
“Ao longo do último ano, com o recurso a tratamento e ajuda profissional, tenho-me reerguido de um ponto muito baixo na minha vida pessoal e desportiva.
Ao longo do último ano, tenho sido melhor pai, filho e amigo. Ao longo do último ano, tenho treinado como nunca”, confessa.
Por este motivo, irei recorrer do castigo que me foi aplicado, sendo certo que nos próximos tempos, estarei afastado da competição” avança.
O atleta termina, agradecendo todo o apoio e carinho a todos os que têm estado sempre ao seu lado.
“A todos aqueles que me apoiaram e me apoiam nestes tempos conturbados, um grande obrigado. Voltarei mais forte, mais motivado, e com ainda mais garra.”, conclui.
Recorde-se que em 2022 Vasco Ribeiro anunciou uma pausa na carreira por questões de saúde mental. O surfista é pai de Diana, de oito anos, e Mimi, de cinco, da relação com Teresa Dias.