Na segunda-feira, Mark Ruffalo, de 56 anos, estrela do filme Pobres Criaturas, esteve no podcast SmartLess e voltou a recordar um dos muitos episódios marcantes e dolorosos que teve na sua vida: o diagnóstico de um tumor cerebral, aos 33 anos, semanas antes de ser pai pela primeira vez. Um dos alertas feitos pelos médicos era de que a cirurgia para remoção poderia ocasionar uma paralisia facial. O ator ficou ainda mais chocado com o diagnóstico porque foi um sonho perturbador que teve na noite anterior que o levou a procurar um médico: “Não foi como um sonho habitual, nem sequer como uma voz a avisar-me de algo. Foi uma consciência de que eu tinha um tumor no cérebro e que tinha de lidar com isso imediatamente. No dia seguinte fui ao médico”.
Ruffalo manteve a doença em segredo de todos, inclusive da sua mulher, Sunrise Coigney, até ao nascimento de seu primogénito, Keen, que tem hoje, 22 anos. Mark via a morte como uma certeza e chegou mesmo a deixar um vídeo gravado para que o filho encontrasse e assistisse quando fosse mais velho. No momento em que contou à mulher que iria ser operado, dias antes do nascimento do primeiro filho de ambos, Sunrise achou inicialmente que era “uma brincadeira e depois desfez-se em lágrimas e disse: ‘sempre soube que ias morrer novo'”.
A cirurgia acabou por salvar a vida do ator, já que o tumor atrás da orelha esquerda provou-se ser benigno, mas deixou sequelas, como a paralisia facial parcial. Ele levou meses até conseguir controlar o próprio rosto novamente. Problemas cognitivos fizeram com que a sua coordenação também fosse afetada. A única sequela permanente do procedimento foi a perda de 70% da audição do ouvido esquerdo.
Uma situação que em nada prejudicou a carreira de Ruffalo, que já conta com 33 anos e nem sequer a família que construiu, pois já está casado há 24 anos e teve mais dois filhos, Bella, de 18 e Odette, de 16.