
Foto: Mauricio Nahas (com Vanessa Gomes e Humberto Felga, Jayme Vasconcelos e Renata de Paula)
A propósito da 57.ª edição da São Paulo Fashion Week, que decorre no Brasil até dia 20 deste mês, a modelo Cristina Leite, de 51 anos, e as antigas modelos Paula Franco, de 53, Haag Campedelli, de 52, e Andrea Clara, de 51, que marcaram a geração de 1990, juntaram-se para dar a cara pelo Manifesto Fashion “Nós Não Somos Invisíveis”.
O objetivo é despertar consciências para pôr em debate a fraca representatividade das mulheres com mais de 50 anos nas passerelles e no mercado publicitário brasileiro.
O manifesto contra o etarismo é concretizado através de uma imagem das quatro feita pelo fotógrafo de moda Mauricio Nahas em que nada foi retocado, precisamente para reforçar a ideia de que as mulheres desta idade têm uma beleza real. Algo que se sublinha também pelo facto de se apresentarem semi-nuas, numa iniciativa que teve a direção artística de Paulo Visani.

Foto: Mauricio Nahas (com Vanessa Gomes e Humberto Felga, Jayme Vasconcelos e Renata de Paula)
“Embora o mercado da moda e publicidade brasileiros pareçam estar hoje inclusivos, observo que isso não é muito verdade e que ainda há uma enorme lacuna. O público brasileiro envelheceu, mas as propagandas e as passerelles são representadas na sua maioria por modelos jovens! Ainda temos poucas modelos maduras, mesmo tendo um enorme mercado consumidor de mulheres 50+ desejando a sua representatividade! Esse mercado anseia por representatividade! Não dá mais e não é justo com o consumidor ver uma moça de 20 anos fazendo propaganda para produtos que Nós usamos!”, escreveu Cristina Leite na sua conta de Instagram, justificando o manifesto.