Após fazer história ao vencer o Golden Globe para Melhor Atriz em Filme Dramático (ao lado de nomes bem conhecidos por todo o mundo), Fernanda Torres vê agora uma nova oportunidade de fazer história. Tal como muitos desejavam, a estrela brasileira, de 59 anos, está nomeada aos Óscares na categoria de Melhor Atriz, pelo seu desempenho como Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, do realizador Walter Moreira Salles Jr. Ainda Estou Aqui conquistou também a nomeação para Melhor Filme Internacional.
Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância) também estão nomeadas na mesma categoria.
“É claro, ficarei mais do que feliz se for indicada ao Óscar. Mas, ao mesmo tempo, o Globo de Ouro já é uma conquista tão grande. No Brasil, é como se tivéssemos vencido a Copa do Mundo”, disse Fernanda Torres num programa de rádio, acrescentando: “Odeio expectativas. Sou uma pessimista por natureza. E o que vier, vou ficar feliz”.
Em 1999, Fernanda Montenegro foi indicada ao Óscar, na mesma categoria em que a filha está agora nomeada, pelo seu trabalho no filme Central do Brasil.
O anúncio dos nomeados feito pela Academia e Ciências Cinematográficas de Hollywood decorreu ao início da tarde de terça-feira, dia 23 de janeiro.
A 97.ª edição dos Óscares é transmitida em direto para Portugal na madrugada de 3 de março. O apresentador Jimmy Kimmel torna a ser o anfitrião da gala. Semanas após os incêndios em Los Angeles, este será um tema presente na emissão anual que destaca o melhor da 7.ª Arte.