No litoral sul da Bahia, entre o oceano Atlântico e a baía de Camamu, situa-se uma península que reúne uma quantidade invejável de paisagens de rara beleza. Aos tradicionais coqueirais e praias desertas acrescentam-se rios, lagoas, piscinas naturais, mangues, mata atlântica, cachoeiras e muita vida selvagem. No meio deste paraíso ecológico encontramos uma das praias mais bonitas do Brasil, Taipus de Fora.
Há duas formas de lá chegar, qualquer uma delas suficientemente árdua para afastar o turismo de massa. A alternativa a várias horas passadas num 4×4 em estradas num estado mais do que duvidoso são quase duas horas de barco e mais meia hora em 4×4.
Com mais de 7km de extensão, coqueiros gigantes, recifes de corais e areia clara, esta é a praia mais procurada da península. O mar esconde uma barreira de corais que dá para o oceano. Na maré baixa, os recifes transformam esta praia numa imensa piscina natural. Aqui pode-se fazer
snorkling perto de corais e peixes de todas as cores. Cá fora, os 7km de coqueiros proporcionam um cenário não menos belo, onde os areais desertos são acompanhados de uma barreira de recifes que impedem as ondas de entrar com força.
Paz e sossego, banhos de sol e de mar, surf para os mais activos, descanso na rede ou nas cadeiras dos cafés a beber um sumo natural preenchem o dia. Ao fim do dia, nada melhor do que comer uns petiscos na praia, acompanhados por uma cerveja geladinha.
A não esquecer:
Como ir: Pode voar para Salvador da Baía, daí ir até Camamu para apanhar um barco até à Barra Grande. Daí até Taipus de Fora são cerca de 45 minutos em jardineira (4×4). A alternativa é tentar a sorte através das estradas junto ao mar, passando por Itacaré.
Onde se instalar: Tanto a Barra Grande como Taipus de Fora oferecem várias opções de alojamento, quer em quantidade, quer em qualidade.
A não perder:
– Fazer ‘snorkling’ na piscina natural;
– Comer petiscos junto ao mar, ao fim do dia;
– Aproveitar a serenidade de Barra Grande;
– Visitar o Morro do Celular, com vistas sobre toda a península.