Por:
escape.pt
É económico, não gasta gasolina, ajuda o ambiente, mantém-se em forma para o verão (que todos esperamos ansiosamente), ajuda a sua saúde, diverte-se, relaxa, esquece os problemas.
"Ah, mas em Portugal não existem sítios para andar de bicicleta". Errado.
Em Portugal temos várias ciclovias, ecovias e ecopistas onde pode passear-se de bicicleta, sozinho, com os amigos, com a família, com o seu/sua mais-que-tudo (alguns consideram-no romântico), com o seu cão ou acompanhado de um leitor de MP3.
Norte
Ecopista do Rio Minho: A via ecológica tem o seu percurso paralelo ao Rio Minho. Utilizando a antiga ligação ferroviária que unia as localidades minhotas de Monção e Valença.(13 km).
Percurso Cicloturismo de Guimarães: Fafe mais uma linha-férrea convertida em pista de cicloturismo, numa área sobretudo rural e quase sempre plana, atravessada em vários pontos por estradas principais e secundárias (15,3 km).
Ciclovia da Foz. (Porto): Sempre Junto à marginal marítima, seguindo pelo Rio Douro, da Rotunda do Castelo do Queijo até à Ribeira – Ponte Luís I. (8,5 km).
Ecopista do Corgo: Esta é mais uma Ecopista resultante do reaproveitamento da desactivação, em 1990, da Linha Ferroviária do Corgo, entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, por isso, o seu grau de dificuldade é fácil e sem grandes declives. Inicia em Vila Pouca de Aguiar e passa pelas aldeias de Nuzedo, Sampaio e Vila Meã até chegar a Pedras Salgadas. (7km)
Ciclovia do Azibo: A Ciclovia da Albufeira do Azibo é, também, uma via de ligação entre a Praia da Ribeira e o Núcleo Central da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo (PPAA) (15,559 km).
Centro
Ciclovia de Seia: A cidade de Seia possui uma Ciclovia de carácter urbano, com início na rotunda da entrada Norte da cidade e fim na Escola Superior de Turismo e Hotelaria. Esta Ciclovia desenvolve-se numa zona de planícies agrícolas, perto do rio Seia, onde será possível apreciar a encosta da Serra da Estrela. (1,024 km)
Troço de Paradela, ecopista de Sever do Vouga: A Ecopista de Sever do Vouga resulta da parceria entre o Município de Sever do Vouga e a Refer para a reabilitação da antiga Linha Ferroviária do Vouga (Sernada do Vouga – S. Pedro do Sul). (6,179 km)
Ecopista de Viseu: Esta Ecopista resulta da requalificação do antigo Ramal Ferroviário do Dão e liga o centro urbano de Viseu a Figueiró. (8km)
Rota das Lagoas, ciclovia de Mira: Esta é a "Rota das Lagoas" ou "Roteiro B". Outra das três Rotas que constituem a Ciclovia de Mira. Estende-se para Sul a partir da Praia de Mira em direcção às Lagoas de Mira, que dão o nome a esta Rota. (8 km)
Ciclovia do Cartaxo: A Ciclovia do Cartaxo estende-se ao longo da Alameda Norte, ligando o Estádio Municipal à EN 3. É um percurso linear, de baixa dificuldade e sem desníveis (2,27 km)
Lisboa e Vale do Tejo
Ecopista da Escola Agrícola da Paiã: A Ecopista está inserida na Escola Agrícola da Paiã e destina-se a Passeios pedestres e de bicicleta, permitindo ao utilizador trilhar caminhos que num efeito, quase mágico, nos fazem sentir parte integrante da paisagem que percorremos. (4km)
Ciclovia do Guincho: Construída há vários anos, esta é a mais antiga Ciclovia do Concelho com quase nove quilómetros de extensão. Entre a Marina de Cascais e a Praia do Guincho, estende-se sempre paralela ao mar, proporcionando um agradável passeio aos seus utilizadores. (8,64 km)
Ciclovia do Montijo: A Cidade do Montijo implementou um conjunto de vias cicláveis, inseridas na rede viária urbana, criando assim a Ciclovia do Montijo com uma extensão de cerca de sete quilómetros e meio. (7,516 km)
Ciclovia Trafaria-Caparica: O
percurso ciclável Bicla Tejo, liga a Trafaria à Costa da Caparica e integra a Rede Ciclável de Almada, o projecto inclui 223 km subdivididos por 44 eixos cicláveis.
Alentejo
Percurso de Évora, Ecopista do Ramal de Mora: A Ecopista de Mora é o resultado de uma parceria entre a Refer e a Câmara Municipal de Évora para a reconversão do Ramal Ferroviário de Mora em percursos cicláveis e pedonais. (21km)
Percursos de Monfurado: Os Percursos Ambientais de Monfurado constituem um conjunto de variados caminhos públicos, rurais ou municipais, que interligam as povoações do Concelho. (88km)
Algarve
Via Algarviana: Com ligação entre Alcoutim e o Cabo de S. Vicente, com uma extensão de 240km, a Via Algarviana é, na sua maioria, instalada na Serra Algarvia.
Ciclovia de Silves: Esta Ciclovia é o resultado da mais uma intervenção do Programa Polis no Concelho de Silves. Com a criação do Parque Ribeirinho nas margens do Rio Arade, nasceu também uma via ciclável que contorna todo este Parque. (1,92km)
Ciclovia Urbana de Faro: Esta Ciclovia estende-se ao longo da Avª Aníbal Cruz Guerreiro e da Estrada do Moinho da Palmeira. Uma pequena extensão desta artéria e da Rua do Cais são em via única, ao contrário de todo o restante percurso que é sempre em duas vias paralelas separadas. (6,7 km)
Ciclovia da Circular Norte: Esta Ciclovia consiste numa Via para Bicicletas inserida numa das mais importantes artérias da Vila de São Brás de Alportel, a Circular Norte, ligando o Pavilhão Municipal à Escola Secundária. (2,2 km)
Saiba mais em
Muito Bom!