Na minha opinião existem duas qualidades fundamentais a destacar neste automóvel. A agilidade e a qualidade de construção. Mas não só! O A1 conquista pelo estilo e também ao oferecer um preço competitivo para a maioria das versões. É certo que não é um carro familiar, espaçoso, mas também não é essa a sua principal vocação. O Audi A1 está disponível com um preço a partir de 19.230 euros nas versões a gasolina (A1 1.2 TFSI Advance) e de 22.980 euros nas variantes diesel (A1 1.6 TDI Advance). Um preço muito interessante para um carro de estilo que tem como principais concorrentes o Alfa Romeo Mito, o Citroën DS3 e o Mini.
O Audi A1 é um verdadeiro veículo urbano com um caráter desportivo. É um carro Premium e esse elemento está presente na qualidade dos materiais. As maiores lacunas, como seria de esperar, são o espaço para os passageiros dos lugares traseiros e uma bagageira limitada a 270 litros.
O desenho moderno identifica-o de imediato como um membro da família Audi. A parte dianteira com a grelha Singleframe define o seu estilo. O interior do A1 evidência semelhanças com a asa de um avião, com quatro ventiladores redondos que fazem recordar as turbinas de um reator. A Audi oferece nesta fase de lançamento Os níveis de equipamento Advance e Sport.
A oferta dos sistemas de entretenimento e multimédia foram herdados do segmento superior. Destaque para o sistema de navegação MMI plus que baseado no sistema utilizado no porta-estandarte da marca, o Audi A8, do qual herda tanto o monitor retrátil no tablier como a unidade de comando com lógica de manuseamento MMI.
O pacote Connectivity, que inclui o auto-rádio Concert com pré-instalação do sistema de navegação, oferece a possibilidade de montar posteriormente um sistema de navegação com visualização de mapas.
Fiquei surpreendido pela positiva com a agilidade do pequeno A1. Tanto em percursos urbanos como em estrada ou em autoestrada, o jovem A1 proporciona um grande prazer de condução, graças à regulação desportiva das suspensões, à repartição do peso entre eixos e a uma direção muito direta e precisa. Tem um comportamento desportivo e dá cabo das costas como acontece em alguns pequenos desportivos da nossa praça.
O programa eletrónico de estabilidade ESP com bloqueio eletrónico do diferencial desportivo XDS, incluído no equipamento de série de todas as versões, aumenta a tração e a segurança em andamento.
A Audi optou por iniciar a comercialização com quatro motorizações de quatro cilindros: dois a gasolina TFSI e outros dois diesel TDI. Todos os motores possuem injeção direta e regem-se pelo princípio do downsizing, substituindo a cilindrada pela sobrealimentação, diminuindo os consumos de combustível e aumentando a eficiência. As potências variam entre os 86 CV (63 kW) e os 122 CV (90 kW).
Conduzi a versão Sport com o motor 1.6 TDI de 105 CV da qual gostei bastante pela forma como oferece a potência e a reposta que necessitamos a cada passagem de caixa. Espero conduzir brevemente o bloco 1.6 TDI com 90 CV, que emite 99 gramas de CO2 por quilómetro, uma versão que deve chegar ao mercado português com um preço interessante. O sistema Start-Stop e o sistema de recuperação de energia nas travagens também aumentam a eficácia do Audi A1. Na versão 1.2 TFSI, um novo sistema de gestão da temperatura contribui também para a redução do consumo de combustível.
O Audi A1 está à venda com um preço que varia entre os 19.230 euros do 1.2 TFSI Advance com 86 CV e os 25.250 euros do 1.4 TFSI Sport S Tronic de 122 CV. A versão 1.6 TDI Sport de 105 CV é sem dúvida uma das mais interessantes. É o carro que vê nas fotos e custa 24.210 euros.