A realização do Salão de Lisboa é uma boa notícia para o setor automóvel.
No passado mês de maio de 2011 foram comercializados em Portugal 14.711 automóveis ligeiros de passageiros, o que representou uma diminuição de 23,6 por cento relativamente a igual período de 2010. Assim, pelo quinto mês consecutivo o mercado de ligeiros de passageiros voltou a registar uma queda quando comparado com o mês homólogo do ano anterior. Para esta evolução negativa do mercado terão certamente contribuído as quedas do clima económico e da confiança dos consumidores que, segundo o Instituto Nacional de Estatística, voltaram a descer no passado mês de Maio. As expectativas dos portugueses sobre a situação financeira das famílias, a situação económica no país e a evolução da taxa de desemprego no país nos próximos doze meses registaram uma deterioração.
Por outro lado, as condições de acesso ao crédito, para financiamento de aquisição de automóvel, tornaram-se mais restritivas o que, conjugado com o fim dos incentivos ao abate de veículos e o aumento dos benefícios fiscais à importação de veículos importados usados, teve um impacto negativo no mercado de automóveis novos.
A confirmação da realização do Salão Internacional do Automóvel é importante e uma excelente oportunidade para as diferentes marcas revelarem as últimas novidades relacionadas com a inovação tecnológica dos veículos, modelos e versões, assim como novas soluções de mobilidade sustentável.
A ACAP promete que a próxima edição do salão será também surpreendente nas ações paralelas de animação e entretenimento, dirigidas a toda a família e a todas as idades. O Salão Internacional do Automóvel, organizado está inserido no Calendário Oficial de Salões da OICA – Organização Internacional dos Construtores de Automóveis.