Os modelos com emissões de CO2 especialmente baixas tendem a estar equipados com motores de baixa ou média potência. Por essa razão, baixo consumo e emissões reduzidas surgem normalmenteacompanhadas de
performances inferiores. A Opel segue uma orientação diferente disponibilizando as suas versões ecoFLEX com motores mais potentes.
O novo Astra ecoFLEX vem equipado com um propulsor turbodiesel 1.7 CDTI de 130 cv (96 kW) de potência e apresenta um consumo misto de apenas 3,7 litros de gasóleo por cada 100 quilómetros. As baixas emissões de 99 gramas de CO2 por quilómetro tornam-no o mais ecológico e económico Opel Astra de sempre.
Com 130 cv de potência, binário máximo de 300 Nm e caixa manual de seis velocidades, este novo modelo da Opel é uma nova referência no segmento dos familiares compactos, situando-se num patamar superior de
performance e agrabilidade de condução. O lançamento está agendado para o Outono deste ano.
Para além da configuração específica do propulsor 1.7 CDTI ecoFLEX, as medidas adotadas para obter uma redução significativa de consumo de combustível – e consequentemente das emissões de dióxido de carbono – incluem um evoluído sistema de travagem regenerativa, componentes aerodinâmicos ativos e resistência ao rolamento reduzida. Este conjunto de soluções permitiu baixar as emissões de CO2 (menos 20 g/km) e o consumo (menos 0,8 litros/100 km) em 17 por cento comparativamente ao modelo base 1.7 CDTI.
Esta nova versão do Astra vem também equipada com o sistema Start/Stop desenvolvido pela Opel e que reduz os períodos de funcionamento do motor, minimizando o consumo de combustível, as emissões de gases de estufa e o ruído.
O novo Astra 1.7 CDTI ecoFLEX passa a integrar a vasta gama de modelos de emissões reduzidas da Opel, que inclui já propostas como:
– Opel Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX com 95 cv, 95 g/km CO2 e 3,5 l/100km;
– Opel Astra 1.3 CDTI ecoFLEX com 95 cv, 104 g/km CO2 e 3,9 l/100km;
– Opel Insignia 2.0 CDTI ecoFLEX com 160 cv, 129 g/km CO2 e 4,9 l/100km.