A base do GTS é
semelhante ao Carrera S, no entanto, é mais largo, as vias estão otimizadas, os
guarda lamas são mais encorpados. A suspensão é mais baixa, mais dura, eficaz.
Não se julgue que conduzir um Porsche é complicado, antes pelo contrário, a
facilidade de condução é surpreendente, claro que a responsabilidade é grande.
Afinal estamos na presença de um carro que vale 140 mil euros.
A posição de
condução é perfeita, está tudo no sitio, a começar pelo volante desportivo
revestido a alcântara. O comportamento dinâmico é espetacular. As jantes negras
da RS Spyder de 19 polegadas, os pneus Bridgestone de baixo perfil, as
pinças encarnadas que mastigam os enormes travões de disco ventilados.
O interior é uma
maravilha. É incrível como um carro de “competição” pode ser ao mesmo
tempo luxuoso. Temos tudo, ligação para o telefone, sistema de navegação.
O bom gosto é
consensual. No interior, os lugares traseiros são simbólicos. A mala está
situada na frente do carro e, apesar de ser reduzida, dá para transportar duas
malas de viagem.
A suspensão
ativa PASM varia entre o modo Normal, Sport e Sport Plus. É possível
controlar os diferentes sistemas de ajuda à condução, a dureza da suspensão, a
rigidez da caixa. Para o meu test drive tradicional de domingo de manhã
escolhi como banda sonora os ZZ Top. Ligo o iPod ao GTS (um opcional que custa
345 euros), acelero a bom ritmo ao som do tema Sharp Dressed Man. Um
clássico!
O motor é
um 3.8 litros com seis cilindros opostos de 408 CV que mesmo no modo normal
impõe respeito. A gestão do motor foi alterada – em relação ao bloco que equipa
o Carrera S com 385 CV – para trabalhar acima das 8000 rpm. A velocidade máxima
anunciada é de 306 km/h. Procurei não ultrapassar o limite máximo
permitido por lei. As multas estão caras, a gasolina também, e nunca consegui
baixar dos 10 litros para percorrer 100 quilómetros. As acelerações são
poderosas. O GTS demonstra toda a sua raça no modo Sport Plus. É preciso
ter tino e mãozinhas.O binário de 420 Nm não deixa margem para dúvidas, estamos
na presença de um bólide selvagem, um exercício de condução no seu estado mais
puro, um carro exclusivo criado para cortar a respiração dos condutores
mais afoitos! Os engenheiros da marca anunciam 4,6 segundos dos 0 aos 100 kms.
Fiquei
surpreendido com a forma segura como o Porsche 911 GTS curva e também a
eficácia na travagem. A tração é traseira, a caixa manual de seis velocidades é
de série. Opcionalmente, temos a possibilidade de escolher a caixa automática
PDK com dupla embraiagem e sete velocidades que vale bem a pena mas que custa
praticamente 4.000 euros. O Porsche 911 GTS que conduzimos tem um valor
anunciado de 138.068 euros.
O novo Porsche 911 foi revelado ao mundo na edição mais recente
do Salão Automóvel de Frankfurt. Chega aos principais mercados europeus no
próximo dia 3 de Dezembro.