O Mercedes Classe E Coupé é o nosso convidado na CARAS Motores.
A qualidade de construção é rigorosa, o
comportamento dinâmico ao volante transmite-nos confiança, o conforto está
sempre presente, em particular nos lugares dianteiros.
A imagem neste segmento de mercado é
fundamental. A configuração 2+2 deste modelo dificulta um pouco o acesso aos
lugares traseiros, em particular para pessoas mais altas. O coupé da Mercedes
possui um estilo compacto apesar da distância entre eixos de 2,874 metros (mm).
Os fãs dos coupés defendem-se referindo que este tipo de automóvel privilegia a
dinâmica em estrada e o design. A verdade é que apesar dos constrangimentos na
habitabilidade traseira, e na visibilidade algo limitada, o E Coupé oferece uma
capacidade de 450 litros na bagageira.
O motor é o 2.2 CDi de 4 cilindros com 204 CV
de potência. Com esta versão o E Coupé rivaliza com o Audi A5 e com o BMW Série
3 coupé. A posição de condução é perfeita. Conduzimos sempre “junto ao
asfalto” e o sistema Agility Control ajusta automaticamente o
amortecimento da suspensão às características do piso, além de que permitir uma
agilidade espetacular nos trajetos mais sinuosos. No caso deste E Coupé o pack
AMG é um aliado precioso pois permite tirar melhor partido da precisão do chassis.
Entre os vários sistemas de segurança que o E
Coupé oferece destacamos o airbag para os joelhos do condutor e o
sistema de alerta de cansaço do condutor Attention Assist e o Pré
Safe, ambos disponíveis de série.
O Mercedes E Coupé 250 CDI custa 57.077
euros. Se juntarmos o pack desportivo AMG o preço sobe para os 58.927
euros. O conjunto de equipamento adicional vale bem a pena e inclui assentos
dianteiros multi-contorno com Pre-Safe, suspensão e volante desportivo,
tapetes AMG, jantes de seis raios duplos de 18 polegadas, estofos em pele e,
claro, exteriormente, os já famosos apêndices aerodinâmicos à lá DTM que
a este modelo um aspeto mais encorpado e robusto.