Para quem visita o México, pela primeira vez, neste caso, a Riviera Maya, há paragens que são obrigatórias e Xcaret, o maior e mais bem estruturado parque eco arqueológico da região, é uma delas. Assim que se entra neste parque é-se imediatamente levado para uma outra ‘dimensão’, na qual a fauna, a flora e a civilização maia se encaixam na perfeição. O nome Xcaret significa “pequena enseada” e este é, sem dúvida, o lugar ideal para praticar todo o tipo de mergulho e percorrer os mais diversos rios subterrâneos que fazem parte daquele local, provenientes da Península do Iucatão.
Desta forma, é possível nadar junto de algumas das espécies aquáticas mais imponentes, como tubarões, tartarugas e raias gigantes, e as mais memoráveis, como os peixes das mais diversas cores e formas. Além de ficar a conhecer algumas destas espécies, tem ainda hipótese de ficar a saber mais sobre as tradições e vivências da cultura maia.
Ao cair da noite, deixe-se surpreender pelo espetáculo Encontro de Dois Mundos, considerado como um dos melhores do mundo, com centenas de figurantes que representam as diversas regiões mexicanas. Razões que tornam esta visita uma das mais memoráveis numa viagem ao México.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: São várias as agências de viagens que oferecem pacotes em conta para o México. Se optar por pesquisar individualmente vá a www.dominicanatours.com e dar-lhe-ão os melhores preços. Depois, quer opte por Cancun ou pela Riviera Maya, os habituais locais turísticos, todos os caminhos vão dar a Xcaret. De Cancun, fica a 72 quilómetros do parque, de Playa del Carmen, a mais cosmopolita das cidades da Riviera Maya, demora somente cinco minutos, sempre de autocarro.