O Golf Cabrio sublima o prazer da condução a céu aberto.
Desde o lançamento do primeiro Golf “aberto”, em 1979 (Golf I), a
VW já colocou no mercado mais de 684 mil unidades Golf Cabrio.
A nova geração de um dos descapotáveis mais bem-sucedidos de sempre a nível
mundial revela uma imagem moderna e apelativa. Com quatro “verdadeiros
lugares” e um conforto acima da média para este tipo de automóveis, o novo
Golf Cabrio possui um sistema de capota de lona, de acionamento
electro-hidráulico bastante rápido e funcional, que destapa o habitáculo do
modelo em aproximadamente 10 segundos. Na minha opinião faltam os comandos para
abrir os vidros traseiros.
A estética exterior do novo Cabrio segue os padrões do atual Golf de três
portas. Tal como no Golf GTI, as luzes traseiras são de LED. O equipamento de
série é muito completo e inclui os arcos de proteção em caso de capotamento
(acionamento automático), airbags dianteiros, airbags laterais
para a cabeça e tórax, airbag para o joelho (do lado do condutor) e ESP
(Programa Eletrónico de Estabilidade).
O Golf Cabrio da nova geração é bastante silencioso, mesmo quando comparado
com “cabrios” de capota rígida. A capota pode ser acionada (abrir ou
fechar) em andamento, a velocidades até 30 km/h. A bagageira oferece 250 litros
de capacidade mesmo com a capota aberta.
Gama completa de motores
Os cinco motores disponíveis na gama (todos com turbocompressor e injeção
direta) propõem potências entre 105 e 210 CV. No que toca aos motores a
gasolina (TSI), dois podem ser equipados com a caixa de velocidades de dupla
embraiagem (DSG), o mesmo sucedendo com um dos motores Diesel (TDI).
Conduzi o Golf Cabrio 1.6 TDI com 105 CV BlueMotion ao longo de
aproximadamente 1000 quilómetros. Um dos principais problemas dos cabrios são
as viagens mais longas. No meu caso, gosto de utilizar o cruise control sempre
que possível. Posso garantir que “rolei” a uma velocidade de 120 km/h
de uma forma descontraída e segura em autoestrada. O consumo médio de gasóleo
foi de 6,8 l/100 km. É pena que a VW não tenha optado por equipar esta versão
com uma caixa de seis velocidades. A condução em estrada é suave, de qualquer
forma, onde o Golf Cabrio mostra todos os seus atributos é numa boa estrada à
beira mar.
O Golf Cabrio tem um preço muito competitivo quando comparado, por exemplo,
com o VW Eos ou o Peugeot 308 CC. O carro que vê nas imagens custa 32. 370
euros.